12/02/2017 às 01h22min - Atualizada em 12/02/2017 às 01h22min

Um causo com Dr. Mariano...

Portal Corrente

Essa aconteceu com Dr. José Mariano (Dr. Mariano).

Quando em Corrente não dispunha de hospital e apenas contava com o médico Dr. Misael Dourado Guerra, os tratamentos de saúde eram na maioria das vezes feitos à base de chás, garrafadas, purgantes dos mais variados derivados, raízes, sumos de folhas colhidas na natureza mesmo. Com isso cresciam as mais variadas lendas que corriam de boca em boca sobre o que faziam mal às mais variadas doenças, ou seja , dependendo do que o cidadão sentia, ficava impedido de comer alguma comidas sob o risco de agravar os sintomas e potencializar os males.

Recordo-me que quem comia ovo não podia comer manga; quem comia manga não podia tomar leite; mulher em resguardo não podia tomar banho nem comer carne, exceto carne de frango não podia sequer ser galinha, somente frango capão que eram cevados no mínimo 40 dias antes do parto.

Nesse cenário, chega proveniente de Recife-PE, formado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1924 o farmacêutico José Mariano Lustosa, carinhosamente tratado como Dr. Mariano, dado a sua simplicidade e afinidade com o povo, notadamente aqueles menos favorecidos que acorriam aos seus ensinamentos para o tratamento dos mais variados males e ele sempre solícito, jamais deixava sem uma solução.

Isso foi crescendo sua reputação de forma que muitos o tinham como verdadeiro médico e não dispensavam seus atendimentos, chegando a formar imensas filas em frente à Farmácia Lustosa onde os problemas eram contados e a terapia indicada, ali também eram esclarecidas as dúvidas sobre o que podiam ou não podiam comer durante o período.

Comer mamão estando gripado sempre foi tido como um dos maiores pecados que alguém podia cometer e éramos recomendados duramente pelas nossas mães a não corrermos riscos, comendo às escondidas.

Certa feita o "véio" Zé Cambé, que foi vaqueiro de Dr. Mariano lá no Mata-Pasto, muito gripado (encatarrado), chega pro patrão e pergunta:

- Ô Dr. Mariano, comer mamão com catarro faz mal ?

De pronto ele responde:

- "Que eu saiba é apenas muito nojento, mas não faz mal nenhum..."

Link
Tags »
Jânio Modesto Corrente Tradição Cultura Piauí
Relacionadas »
Comentários »