30/01/2014 às 03h20min - Atualizada em 30/01/2014 às 03h20min

Novo presidente da Academia Piauiense de Letras tomou posse nesta quarta-feira

Prefeito Jesualdo Cavalcanti esteve presente na solenidade

Portal Corrente

Por viviane Setragni

Foi realizada na noite desta quarta-feira, no Cine Teatro da Assembléia Legislativa, a solenidade de posse do novo presidente da Academia Piauiense de Letras, o professor Nelson Nery Costa, assim como da nova diretoria, para o biênio de 2014 e 2015. A mesa de honra foi composta pelo Secretário Estadual de Governo, Wilson Brandão, representando o governador Wilson Martins, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí, o deputado estadual Themístocles Filho, o deputado federal Hugo Napoleão, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o desembargador Edivaldo Moura, a presidente do Tribunal de Contas do Piauí, Waltânia Alvarenga, o procurador geral de Teresina, representando o prefeito Firmino Filho, Cláudio Rego e o representante da família do empossado, Gervásio Costa Filho.

Em seu pronunciamento, o presidente Reginaldo Miranda da Silva, lembrou que a Academia Piauiense de Letras, desde seu início, foi uma instituição de vanguarda, tendo sido fundada em 1917 por uma grande maioria de jovens escritores, com menos de 40 anos. “Membros da Academia sempre estiveram a frente da fundação de instituições de grande importância, como universidades, dos maiores eventos culturais do estado e das inúmeras edições de livros de escritores piauienses”, colocou.

Reginaldo Miranda destacou também: “considero um dos momentos de maior importância cultural, em edição de livros, o início da década de 70, no governo de Alberto Silva, que posteriormente pertenceu à Academia, com o Plano Editorial do Piauí, que editou e reeditou aproximadamente 40 obras de grande importância para a compreensão da realidade piauiense. O segundo momento foi o governo do acadêmico Hugo Napoleão, quando Jesualdo Cavalcanti esteve à frente da secretaria de cultura, implementando o projeto Petrônio Portela, quando foram editados livros novos e reeditadas importantes obras para a compreensão da realidade piauiense.

E neste momento tentamos realizar um terceiro grande momento, com apoio do governo do estado, da prefeitura de Teresina, do senado e da UFPI. Já teve início a publicação de alguns textos e reedições de livros, obras avulsas e mais recentemente foi iniciada a publicação de uma coleção denominada “Centenário”, que visa comemorar o primeiro século de sua fundação em 2017 com a publicação de 100 obras, uma representando cada ano da instituição”.

Algumas melhorias de sua gestão também foram destacadas, como a publicação da Revista da Academia Piauiense, de forma periódica, a organização da biblioteca, com a implantação de sistema e digitalização de livros, e ações que tiveram como objetivo aproximar a sociedade da Academia, com a ida de alguns acadêmicos às instituições de ensino. “Estas são as principais obras e estamos certos que terão continuidade na próxima gestão”, enfatizou.

Durante o evento, foram entregues medalhas de Mérito Cultural Lucídio Freitas a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento cultural do estado do Piaui: o deputado estadual e Secretário de Governo Wilson Nunes Brandão, o advogado e empresário Valdecir Cavalcanti, o advogado Álvaro Fernando da Rocha Mota, o professor Carlos Evandro Martins Eulálio, o professor Manoel Maria Carlos Sabino, o médico José Maria Correia Pires Silva, o empresário Francisco Leonardo Dias da Silva e a Unidade Escolar Teotônio Brandão, do município de Cocal dos Alves.

A nova diretoria da Academia ficou composta da seguinte forma: Nelson Nery Costa, presidente, Oton Mário José Lustosa, vice-presidente, Herculano Moraes da Silva Filho, Secretário Geral, José Elmar Nery Carvalho, 1° secretário, Humberto Soares Guimarães, 2° secretário, Wilson Nunes Brandão, Tesoureiro.

Após a posse, o novo presidente relatou em seu discurso a sua jornada dentro da Academia e a satisfação em estar à frente da augusta instituição. Além da missão de viabilizar a comemoração dos 100 anos de Academia, Nelson Nery Costa também destacou a importância de incentivar o surgimento e a consolidação de outras academias locais e regionais, de letras ou de outras áreas e a necessidade de sair do papel e abrir as portas da Academia para a internet, criando um site da instituição, assim como a inserção em outros meios de comunicação. “Precisamos abrir nossos corações e mentes para todos os piauienses. Nossa principal função é pensar o Piauí e o nosso povo piauiense. Compreender suas misérias e sonhar com suas riquezas e conquistas”, declarou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »