12/02/2014 às 14h33min - Atualizada em 12/02/2014 às 14h33min

PMDB x PSDB, Agressão ao Dr. Raimundinho, visita da Dilma e Lavanderias...

Por Arimatéia Azevedo

Portal AZ

Parece fazer água a aliança do PMDB com o PSDB no Piauí em torno das candidaturas de Marcelo Castro e Silvio Mendes ao governo do Estado. Ontem, a direção nacional do PSDB decidiu que aliança possível do PSDB nos Estados somente com o PSB. E assim mesmo em alguns casos. A executiva decidiu que as coligações estaduais têm que levar em conta dois requisitos básicos: preservar as bancadas legislativas e evitar alianças que sejam contraditórias com o interesse nacional da legenda. Nesse caso do Piauí, Aécio Neves, candidato a presidente, não teria palanque sequer em Teresina, onde seu partido, o PSDB, detém o maior colégio eleitoral. Aécio Neves acena até com intervenção no Estado que venha desobecer as diretrizes adotadas na reunião. Ele diz: “Poderia se fazer amanhã alguma intervenção (caso fossem fechadas alianças indesejadas)”, como medida preventiva. Para os tucanos, a prioridade do PSDB é eleger o presidente da República. "O que não podemos é em determinado Estado atender a viabilização de uma coligação que eleja deputados para o partido, mas que cause prejuízo à campanha nacional do partido porque eventualmente coligou-se com uma chapa que tem outros candidatos", explicou Aécio. Ele não descartou, porém, que em alguns casos PSB e PSDB, apesar de serem adversários na disputa presidencial, mantenham coligações estaduais e cita como exemplos seu Estado natal, Minas Gerais, onde as duas legendas integram o governo estadual e devem manter essa aliança. Nesses casos, segundo Aécio, os socialistas podem pedir votos para o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que deve se candidatar à Presidência também. E os tucanos pedirão votos para o candidato do PSDB.

Tortura

A Constituição de 88 considera a tortura crime hediondo. E o que as autoridades do Estado estão fazendo que não tomam providências sobre a denúncia da OAB de que dentro da Casa de Custódia existe cela de castigo?

Medieval
Além dessa coisa medieval, a inspeção da OAB encontrou um quadro dantesto no presídio, onde os presos vivem em condições sub-humanas.
Nos relatos, só falam em maus tratos.

Já sabiam
A decisão da direção nacional do PSDB de proibir alianças nos Estados com partidos que prejudiquem o andamento da candidatura presidencial tucana já não era estranha para os políticos da aliança governista no Piauí.
Porque no dia em que foram falar com Aécio Neves sobre a aliança PMDB-PSDB-PSB, o presidenciável deixou claro que a direção nacional ainda tomaria uma posição.
E tomou ontem.

Betânia
Ontem, Marcelo Castro e Silvio Mendes produziam fatos para alimentar o noticiário: eles estavam fazendo campanha, ou melhor, andando pela gruta de Betânia, como que buscando a benção da santa para dar a largada na campanha eleitoral.

Bala trocada
O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) mexeu em casa de marimbondos ao criticar Wellington Dias, candidato a governador, por lançar a mulher Rejane a deputada federal. Ele chamou isso de oligarquia.
Não se sabe de onde vem, mas aportou na redação a informação de que Marcelo, quando presidente do Iapep, tinha a mulher, Savina, como procuradora do instituto e ela, atualmente, seria membro do Conselho de Contribuintes do Estado, morando em Brasília.

Parentes
No bojo da munição dos adversários de Marcelo Castro ainda há mais balas: mostram, por exemplo, que o pretenso candidato do PMDB é tão patrimonialista que empregou o cunhado Tião Sorriso na direção do Dnit, o filho secretário de Infraestrutura e outros parentes em cargos no Estado.
Sem falar que ele carreia verbas para obras que são sempre ganhas pelas construtoras da família.

Lavanderias
Desperta a atenção dos motoristas que trafegam nas BRs e rodovias estaduais o grande número de empreendimentos voltados para a abertura de novos postos de combustíveis.
Agiotas e ex-prefeitos são, invariavelmente, os donos desses negócios.

Lá vem...
Aliás, se alguém fizer um levantamento criterioso, vai anotar que no Piauí se abre um posto de combustível a cada hora.
Não sabem esses senhores endinheirados que tem gente investigando esses investimentos.

Agressão
O oftalmologista Raimundinho Santana, foi agredido verbalmente, em rádio de Corrente. Gutão Vieira, um dos agressores, responsabiliza-o por passar informações à coluna, o que não deixa de ser uma injustiça.
Raimundinho tem trânsito livre em todos os segmentos da sociedade de Teresina, inclusive na mídia.

Aliás...
Ao invés desse tipo de agressão Corrente deveria homenagear Raimundinho Santana pelo muito que ele faz por seu povo – em toda a regiao – desde os mais de 20 anos que mora na cidade.

Explosão na escola
No Iraque, um professor que treinava crianças numa escola de formação de homens bomba, terminou indo para os ares. Explodiu.
Isso é o que se chama de aula prática.

Dilma
O senador Ciro Nogueira acertou ontem, com a presidenta Dilma, a vinda dela a Teresina para anunciar a liberação de R$ 400 milhões para a obra de ampliação do metrô. A obra será feita em convênio com o governo do Estado.
Será terça-feira.

Fórum
Diz-se que as irregularidades no novo fórum de Teresina são tão gritantes que o sistema hidráulico não suporta a pressão da água para os diversos compartimentos do prédio.
Coisinha bonitinha por fora mas ordinária por dentro.

Jason Stone
Morreu o publicitário e marqueteiro Jason Stone. De infarto, ontem, em Fortaleza.
Jason trabalhou no Piauí, chegando a ser secretário de Comunicação na gestão de Hugo Napoleão.
Os pêsames da coluna a Tiziane, querida esposa de Jason Stone.

 


Expressas

Wilson Martins e Marcelo Castro começam a enfrentar problemas com os aliados: eles querem que retirem as candidaturas de Rodrigo Martins e Paulo Márcio, à Câmara Federal.


Seciconais da OAB estão levantando o movimento Justiça Plena. Querem juiz e promotor nas comarcas.

Enquanto chove razoavelmente em Teresina e nos municípios de seu entorno, no Sudeste, praticamente, não chove. O agricultor termina correndo o risco de perder a escassa safra até do feijão ligeirinho.

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »