09/03/2014 às 17h36min - Atualizada em 09/03/2014 às 17h36min

Seminário sobre a Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Gurgueia acontece nesta terça (11) em Corrente

Durante o evento será realizada a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

Dia 11 de março, terça-feira,  será realizado em Corrente um Seminário sobre a Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Gurgueia. O evento é de iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e tem como principal objetivo mobilizar e esclarecer ao poder público, sociedade civil e usuários de águas a importância da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia, assim como definir a relação de entidades aptas a participarem do processo de eleição da direção do comitê, que será objeto de apreciação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Piauí. 

O Estado do Piauí apresenta uma divisão hidrográfica em 12 bacias ou regiões hidrográficas que deverão ter comitês de bacias, cuja ordem de prioridade em sua criação e instalação depende do diagnóstico das condições hídricas, do nível de conflitos pelo uso da água e das demandas da sociedade civil, usuários e instituições públicas com atuação local.

O Superintendente de Meio Ambiente do município de Corrente, Jesy Lemos, esclarece: “a nossa pretensão na participação da formação deste comitê de bacias, que irá fortalecer toda a nossa região do extremo sul do Piauí com relação à proteção e manutenção de todos os mananciais de água, inclusive o Rio Paraim e o Rio Corrente, dos quais dependem a sobrevivência humana, é a escolha da presidência, para que ele possa gerenciar as nossas necessidades em relação aos projetos de proteção e de revitalizações de nascentes. A nossa corrida a partir de alguns anos será pela água e para evitar que hajam conflitos sociais é necessário que seja feita esta prevenção”.

O Seminário acontecerá na Casa da Cultura de Corrente, das 8h às 12h do dia 11, e envolverá os municípios de Parnaguá, Riacho Frio, Sebastião Barros, Cristalândia, Corrente, Monte Alegre, Gilbués e São Gonçalo do Gurgueia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »