18/03/2014 às 15h35min - Atualizada em 18/03/2014 às 15h35min

Prefeito Jesualdo Cavalcanti e Secretário Hélio Paranaguá visitam novas barragens no interior

Construção de barragens comunitárias faz parte da política de enfrentamento à seca da gestão municipal

Portal Corrente

O prefeito Jesualdo Cavalcanti, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Hélio Paranaguá, visitaram duas barragens na manhã desta terça-feira (18), sendo uma na localidade de Porta do Araçá e outra na Vereda Escura, zona rural do município de Corrente. As duas encontram-se em fase de conclusão.

O prefeito Jesualdo afirma que pretende construir muitas barragens até o final do seu mandato, como segurança para o pequeno criador rural. "Temos uma particularidade nesta região, que é a grande precipitação pluviométrica, que às vezes chega a mil e quinhentos milímetros. De repente inicia o período de seca e em três meses não há mais água para os animais beberem. Há quatro anos, período de grande seca registrada aqui na região, chegou-se a perder 30 porcento do rebanho, que é o maior do estado. É um absurdo que até agora não se tenha criado nenhuma forma de prevenção para que estes criadores não percam seus animais", declarou.

O prefeito destaca ainda que o objetivo será a construção do maior número possível de pequenas barragens comunitárias, pois desta forma a área utilizada para a obra, geralmente localizada na região mais fértil da localidade justamente por estar no local mais úmido, será menor, além do fato de que pequenas barragens, construídas o mais próximo possível de cada comunidade, evita o deslocamento a grandes distâncias pelos criadores e seus rebanhos.

Nesta mesma manhã o prefeito voltou analisar a lista com as localidades que serão contempladas com a construção de barragens, com o objetivo de traçar as próximas metas.

 

Barragem comunitária na localidade de Porta do Araçá

 

Barragem comunitária na localidade de Vereda Escura

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »