18/05/2014 às 00h04min - Atualizada em 18/05/2014 às 00h04min

CAPS I realiza evento especial pela luta antimanicomial

Servidores e estudantes do curso técnico em enfermagem do Colégio São José apresentaram peça teatral

Ascom; Fotos: Viviane Setragni

Por Viviane Setragni

Foi realizado, na noite desta sexta-feira (16), um evento promovido pelo CAPS I alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio. 

Estiveram presentes no evento o prefeito Jesualdo Cavalcanti, o Secretário de Saúde e Saneamento, Edivaldo Reis, a secretária de educação, Maria do Socorro Cavalcanti, os vereadores Edilson Araújo, Riva e Joabe Santana, comunidade e as estrelas da noite, os usuários do CAPS I.

A programação da noite iniciou com um importante documentário de Fernando Gabeira, produzido pela Globo News, sobre os Manicômios de Barbacena, que relata o holocausto praticado dentro dos antigos manicômios brasileiros e a evolução dos tratamentos na área da saúde mental.

depoimento dos usuários do CAPS

 

Após a exibição do documentário, foi a vez dos usuários do CAPS I apresentarem seus depoimentos, gravados com antecedência. Nos vídeos apresentados, alguns frequentadores do Centro de Apoio Psicosocial relataram um pouco do seu dia a dia , as atividades que participam, o apoio médico e terapeutico a que tem acesso e a diferença que o CAPS representa em suas vidas. 

Peça teatral apresentada pelos servidores municipais e alunos do Curso Técnico em Enfermagem

 

Seguindo a programação, servidores da saúde e estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio São José apresentaram uma peça teatral sobre o tema, demosntrando ao público presente o absurdo tratamento de choque a que os internos dos manicômios eram submetidos, de forma desumana.

 

A coordenadora do CAPS, Tarcila Nogueira,  esclareceu ao público os métodos utilizados e o significativo impacto que os tratamentos têm na vida dos usuários frequentadores. "O que antes eram um momento de exclusão hoje representa uma reintegração dos indivíduos dque possuem transtornos mentais à sociedade", declarou.

Ao total, 468 pacientes estão cadastrados no CAPS I de Corrente, recebendo tratamento periódico. 

 

Matéria relacionada:

CAPS I revoluciona o atendimento em saúde mental de Corrente

Curta Portal Corrente e receba atualizações em sua página do Facebook!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »