31/05/2014 às 12h21min - Atualizada em 31/05/2014 às 12h21min

Parnaguá recebe a visita de técnicos da CODEVASF

Localidade de Jenipapo II será contemplada com um poço artesiano

Portal Corrente

Técnicos enviados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF)  realizaram uma visita ao município de Parnaguá nesta quarta-feira, 28 de maio. O objetivo foi analisar a localidade selecionada para ser contemplada com a perfuração de um poço artesiano, através do Programa Água Para Todos, do Governo Federal.

No período da manhã, os técnicos foram até a localidade de Jenipapo II, zona rural do município, acompanhados pelo Secretário Municipal de Agricultura, Osmar Mota Alves, para verificar  a real necessidade do poço na região, além de analisar a viabilidade técnica para sua instalação.

Já na parte da tarde, foi realizada uma reunião com diversos representantes da sociedade de Parnaguá, com o objetivo de formular o Comitê Gestor Municipal de Recursos Hídricos, indispensável para a aprovação da área a ser contemplada com o poço. “Durante esta reunião, foram eleitos um representante do poder público, um do sindicato dos trabalhadores rurais, um representante do Emater, um representante da igreja católica e um representante da igreja evangélica”, explicou o secretário.  Após a implantação do Comitê, a área foi apresentada e aprovada por todos.

Reunião para formação do Comitê Gestor Municipal de Recursos Hídricos e encontro com os técnicos enviados pela CODEVASF

De acordo com o secretário Osmar Mota Alves, a localidade de Jenipapo II foi escolhida porque é uma das áreas mais afetadas pelo período da seca. “Esta região é muito seca, e quando cessam os períodos de chuva, os moradores precisam caminhar diversos quilômetros para buscar água. Apesar de algumas casas já possuírem cisternas, a reserva de água nunca é suficiente”, declarou.

O secretário relata ainda que a escola da localidade chegou a ser fechada por causa da falta d’água. “A escola já não tinha água para funcionar satisfatoriamente, nem para as necessidades mais primárias, como lavar as mãos, para os banheiros e para cozinhar a comida. O local é tão seco que diversas famílias levaram seus filhos para a zona urbana para estudar com melhores condições. Com o número tão reduzido de estudantes, a Secretaria de Educação achou melhor fechar a unidade”.

O projeto da CODEVASF prevê, além da perfuração do poço, a ligação da água  em todas as casas da localidade. Ao total, 26 famílias serão beneficiadas.

O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.

O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

Comitê Gestor Municipal de Recursos Hídricos ficou formado pelos seguintes membros:

Presidente: Antonio Viana Ferreira Sobrinho;

Vice-presidente: Florentina Pereira de Souza;

Primeira-secretária: Patrícia Guarina Ribeiro;

Segundo-secretário: Osmar Mota Alves

Membro: Jefferson Leandro Santos da Silva.

 

Morador da localidade de Jenipapo II, com o Secretário de Agricultura, Osmar Mota Alves, recebendo explicações sobre o projeto


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »