01/07/2014 às 00h02min - Atualizada em 01/07/2014 às 00h02min

Superintendência de Meio Ambiente fiscaliza margens do rio Paraim

Força tarefa emergencial fará a desobstrução do leito do rio

Ascom; Fotos: Cristiano Setragni

Por Viviane Setragni

A equipe da Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (SUMAR) realizou uma fiscalização no leito do Rio Paraim, nas localidades de Simplício, Certeza, Barreirão e Betânia, com o objetivo de monitorar diversas situações irregulares graves que vêm ocorrendo ao longo dos anos, responsáveis pela situação degradante em que o rio se encontra.

O Superintendente de Meio Ambiente, Jesy Jr.,  esclarece que além da escassez das chuvas, o desmatamento da mata ciliar e as queimadas têm causado grandes impactos ambientais, que culminaram no assoreamento e diminuição do fluxo de água.

“Precisamos viabilizar com urgência um projeto de revitalização de suas nascentes, reflorestamento de suas matas ciliares e desobstrução do canal em diversas partes. Para este problema imediato, que constatamos aqui neste trecho do rio Paraim, será realizada uma força tarefa, como medida emergencial, com o envolvimento de diversas equipes contratadas aqui mesmo na região, onde uma limpeza será realizada, com retiradas de troncos e vegetação, para posterior entrada de máquinas. Inclusive serão fechados alguns canais que alimentam algumas lagoas, que acabam por minimizar ainda mais o fluxo do rio”, afirmou.

“Voltamos a enfatizar que se não houver uma mudança na postura das ações da comunidade em relação ao meio ambiente, os rios Corrente e Paraim irão secar muito brevemente. O desastre ambiental está às nossas portas, basta ver o que aconteceu no último ano com a Lagoa de Parmaguá. Há muita resistência da população em manter os 30 metros da margem do rio intactos, todos insistem em desmatar para que os animais possam beber água ou por diversos outros motivos, e não percebem que é a própria população quem sairá perdendo", reforçou.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti já decretou estado de emergência por causa da forte estiagem no município, o que viabiliza a contratação imediata da força tarefa.

Leito do rio sendo desviado


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »