16/07/2014 às 10h36min - Atualizada em 16/07/2014 às 10h36min

Solenidade de abertura da 39ª ExpoCorrente destaca a supremacia de Corrente na criação bovina do estado

Prefeito enfatiza a necessidade da construção de um frigorífico na cidade

Ascom; Fotos: Cristiano Setragni

Por Viviane Setragni

Após a II Cavalgada, realizada na tarde desta terça-feira, 15 de julho foi realizada a solenidade de abertura da 39ª ExpoCorrente, no Parque de Exposição Governador Alberto Tavares Silva.

O Secretário de Desenvolvimento Rural Hélio Paranaguá parabenizou os participantes da Cavalgada: “Quero agradecer a todos que participaram da Cavalgada, que teve a participação de 170 cavalos e foi organizada com muito cuidado e realizada da melhor forma possível. Pudemos sentir a vibração dos participantes”. Dr. Hélio também lembrou dos intensos trabalhos realizados no parque nos últimos dias, que contou com a ajuda e o empenho de diversos funcionários da prefeitura, além da nova pavimentação asfáltica, realizada totalmente com recursos da prefeitura.

O secretário destacou ainda o programa de calcariamento que será realizado pela prefeitura de Corrente, em parceria com a EMATER, cujo recurso foi habilmente conseguido pelo prefeito Jesualdo Cavalcanti junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Realizamos a Semana Ruralista no último ano e por causa das pendências da prefeitura, os recursos não foram repassados. Ao invés de abrir mão, o prefeito solicitou ao Ministério o repasse em insumos e hoje temos o maior programa de calcariamento e adubação para pequenos produtores rurais do estado do Piauí, 174 no total, contribuindo para o aumento da produtividade. Nunca vi no estado do Piauí um programa desta natureza, com esta profundidade”.

O presidente do EMATER, André Maurício, destacou a importância de um filho de Corrente estar à frente de um órgão do estado, viabilizando a possibilidade de contribuir com a região. “Nestes últimos três meses, estando à frente do EMATER, diversas ações já puderam ser realizadas em Corrente. A primeira delas é o convênio entre a EMATER e a UESPI, onde o laboratório da universidade poderá voltar a funcionar, viabilizando a análise de solo dos pequenos produtores rurais indicados pelo órgão. Há também o repasse feito, via EMATER, através de emenda do deputado João Mádison, no valor de R$ 125 mil reais, para a prefeitura, para a realização da ExpoCorrente. Instalamos ainda o maior estande que a EMATER já teve, aqui na ExpoCorrente, dando mais uma vez nossa contribuição à prefeitura municipal. E continuaremos trabalhando exaustivamente para a vinda de recursos para região, principalmente por causa da seca”.

Filemon José Nogueira Paranaguá, presidente do Sindicato dos Pecuaristas de Corrente, colcocou: "Esta feira representa o maior evento sócio econômico no extremo sul do Piauí e é para que que migram todas as atenções do Piauí e dos estados vizinhos. Quero destacar o empenho do prefeito Jesualdo, de não medir esforços para que esta feira se tornasse realidade, e nós, representantes do sindicato dos pecuaristas nos empenhamos da melhor forma possível para contribuir com o evento. O sindicato tem sido um grande parceiro da prefeitura municipal desde o ano passado, pela prefeitura entender que os agropecuaristas não poderiam estar de fora da organização deste evento, além de participar da qualificação profissional e orientações de forma permanente. À todos os parcerios que contricuiram para a realização desta festa, o EMATER, SDR, SEBRAE, FIEPI, sintam-se abraçados por nós e recebam nossas boas vindas".

O prefeito Jesualdo Cavalcanti iniciou seu discurso agradecendo o empenho dos funcionários da prefeitura para a montagem do parque. “Há poucos dias seria impossível imaginar que teríamos este espetáculo que aqui estamos vendo. Esta exposição é a representação econômica daqueles que produzem e criam a grande alavanca do desenvolvimento do extremo sul do Piauí. Tenho para mim que, sendo o município de Corrente o maior detentor do rebanho criação de gado do estado do Piauí e onde se concentram mais de 80% dos gados registrados pela ABCZ tem um futuro muito grande à sua frente. Nós não podemos continuar a política de apenas vender bezerros, que apesar de dar lucro está sendo exportado sem nenhum valor agregado. Daí a nossa preocupação, de construir não apenas um matadouro, mas também um frigorífico, porque o valor agregado ficará aqui, não será exportado em forma de bezerro, como ocorre atualmente. Daí também a nossa preocupação de nos integrar aos estados vizinhos, daí a nossa luta para que se construa a PI 412, que é a rodovia que vai tomar a direção do Tocantins. Aí sim estaremos fazendo uma verdadeira política de integração regional, fazendo com que a riqueza circule nesta região, gerando emprego e renda. Com estas palavras declaro aberta a 39ª Exposição e Feira Agropecuária de Corrente, dando as nossa boas vindas não só aos expositores, fazendeiros e criadores que acreditaram em nossa proposta e aqui compareceram, mas também a todos os nossos visitantes que fazem também a nossa festa, trazendo a sua alegria e o seu entusiasmo para o nosso engrandecimento”.

Após o pronunciamento do prefeito, o coral Canta Corrente, regido pelo maestro Wellington Emanoel, encantou a todos os presentes com a apresentação de três músicas. Também foi entregue a premiação do concurso de Carro de Boi, seguida pela apresentação da quadrilha Faz Sucesso, da localidade de Vereda da Porta, ganhadora do Festival Junino deste ano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »