21/07/2014 às 18h42min - Atualizada em 21/07/2014 às 18h42min

Agricultores da localidade de Pastores participaram de palestra sobre Horta Orgânica durante ExpoCorrente

Evento foi realizado pelo EMATER

Portal Corrente

Durante a programação da 39ª ExpoCorrente, pequenos agricultores familiares tiveram a oportunidade de participar de uma palestra, no estande do Emater, sobre o tema Horta Orgânica.  Aproximadamente vinte agricultores, da localidade de Pastores, zona rural do município de Corrente, tiveram pela primeira vez acesso a informações sobre o cultivo de hortaliças sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos.

O cultivo de horta orgânica tem como objetivo promover qualidade de vida, com proteção ao meio ambiente, já que sua principal característica é a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. “Através da cultura orgânica, temos um maior aproveitamento do solo, através de produtos naturais, como cascas de ovos, cinza e casca de arroz, por exemplo, que são recursos disponíveis aos pequenos agricultores”, enfatizou o Engenheiro Agrônomo Roberto Ferreira Soares, ministrante da palestra.

 

Na mesma manhã, os agricultores realizaram uma visita técnica à propriedade Boa Vista, na localidade de Calumbi, onde o Emater já presta assistência ao produtor José Eriton, muito conhecido no município de Corrente pela sua variada produção de hortaliças que têm como marca registrada a produção orgânica. “Tenho clientes fixos, pois todos sabem que não utilizo agrotóxicos ou adubos químicos na minha produção”, declara o agricultor.

Os visitantes ficaram fascinados com a variedade de vegetais cultivados, além das técnicas utilizadas. “Muitas coisas sempre fizemos ao contrário, pois não tínhamos a menor ideia da importância de alguns detalhes, como a cobertura da terra com folhas secas. Mantemos tudo limpinho”, declarou um dos agricultores.

Com o apoio do Emater, o Sr. José Eriton ampliou o sistema de irrigação, aumentando consideravelmente a sua produção e aprimorando as técnicas que desenvolveu, em sua maioria, de forma autônoma.

Soares declarou ainda que os mesmos agricultores que participaram da palestra e da visita técnica já estão inscritos para um curso que será realizado no mês de agosto na própria comunidade. “Esta é uma solicitação dos agricultores e como nós constatamos um grande potencial na região, que além de possuir uma terra muito fértil tem uma comunidade bastante empenhada, com muita boa vontade de aprender, fizemos o possível para levar este curso até eles. Incentivaremos ainda a criação de uma cooperativa de pequenos produtores rurais, o que dará maior condições para estes agricultores adquirem equipamentos e insumos”, declarou o engenheiro.

Todos os agricultores que participaram da palestra e da visita técnica ficaram entusiasmados com as novas informações e afirmam que vão aguardar com expectativa pelo início do curso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »