23/07/2014 às 17h33min - Atualizada em 23/07/2014 às 17h33min

39ª Expocorrente: um recorde de público e de vendas

Estima-se que aproximadamente 100 mil pessoas participaram do evento

Ascom; Fotos: Viviane Setragni e Cristiano Setragni

Encerrou-se neste domingo a 39ª ExpoCorrente, uma das mais expressivas feiras de exposição de gado do Piauí. Com um público recorde, estimado em 100 mil participantes, a feira vem adquirindo aos poucos uma nova característica, a de oportunidades, seja de negócios, seja de capacitação e até mesmo de educação e cultura, envolvendo desta forma toda a comunidade correntina em torno dos valores de sua origem e das engrenagens que possibilitem o seu progresso, além de se tornar mais atrativa para o turista.

Durante a programação do evento, foram realizadas oficinas e palestras, em diversos âmbitos, todas oferecidas gratuitamente à comunidade.

Os eventos culturais surpreenderam pela participação popular, que prestigiou com entusiasmo a todas as apresentações, confirmando a fama de aptidão do povo correntino para a cultura. “Eu nunca vi, em uma exposição agropecuária, uma programação cultural tão rica e tão prestigiada quanto aqui em Corrente”, declarou o prefeito Jesualdo Cavalcanti durante o lançamento do livro da jovem escritora Gabriela Aguiar,

O estande da Agricultura Familiar, realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Corrente e o EMATER, foi um dos mais movimentados. Além dos pequenos produtores rurais exporem seus produtos, a fabricação de farinha, beiju e rapadura chamaram muito a atenção, especialmente dos turistas.

O leilão de bovinos da raça Nelore, realizado no sábado à noite, bateu recordes de comercialização, chegando a R$ 421 mil e 900 reais, numa média de R$ 12 mil reais por animal. O volume de negócios realizados nos estandes de maquinários e insumos agrícolas, com valores ainda a ser calculados, superaram todas as expectativas, surpreendendo até mesmo os expositores.

Com a reforma realizada totalmente com recursos da prefeitura municipal, que inclusive asfaltou as pistas internas, o parque de exposição adquiriu um novo aspecto, mais agradável e convidativo. “Venho há mais de 15 anos participar desta feira de exposição e afirmo que a organização deste ano foi um salto incomparável!”, declarou o criador Evandro Reis, tradicional participante do leilão.

As vivas manifestações de todos que passaram pela 39ª ExpoCorrente deixam claro que esta foi uma das maiores e melhores feiras realizas no município, senão a melhor, e que o direcionamento dado à programação, visando a valorização da cultura local, tem sido o segredo para o grande sucesso.

Segue, abaixo, as palavras de agradecimento do prefeito Jesualdo Cavalcanti:

“Com a consciência do DEVER CUMPRIDO, só nos resta agradecer a todos os que colaboraram para o êxito da ExpoCorrente, em especial os servidores municipais, os parceiros Sindacor, STR, Senar, Fiepi, Sebrae, Emater e Adapi, bem assim aos turistas e aos correntinos que os receberam com tanta alegria, hospitalidade e calor humano. Que assim continue, mantendo a pureza de nosso jeito de ser!”

 

 

Cavalgada de abertura da 39ª ExpoCorrente, com desfile e concurso de carro de boi

 

Exposição e venda de gado

 

Leilão com volume recorde de negociação 

 

Estande da Feira da Agricultura Familiar, em parceria com o Emater

 

Produção de rapadura e farinha

 

Cursos e oficinas gratuitos à comunidade

 

Intensa programação cultural 

 

Milhares de pessoas prestigiaram os shows das bandas

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »