07/04/2013 às 00h28min - Atualizada em 07/04/2013 às 00h28min

Superintendente de cultura Juliana Araújo explica nova política cultural de Corrente

Está confirmada a realização do Festival de Quadrilhas em junho e Exposição no mês de julho.

Portal Corrente

 

Foi sancionada a Lei n° 527, publicada em 20 de março no Diário Oficial dos Municípios, que Institui o Sistema Municipal de Cultura de Corrente e organiza o Fundo de apoio à Cultura do Município. Segundo Juliana Araújo, superintendente de Cultura, o principal objetivo seria de fortalecer as políticas culturais do município, organizando e incentivando, por exemplo,  as manifestações já existentes. Em entrevista esclusiva ao Portal Corrente, a superintendente explicou como será formada e administrada a nova política cultural de Corrente.

Sobre as manifestações culturais já existentes, Juliana colocou: “Temos muitas manifestações culturais na região que irão se perder se nós não tivermos a sensibilidade de registrá-las; são pessoas simples, idosas e às vezes até mesmo analfabetas que detem um conhecimento maravilhoso e que às vezes nem mesmo a família detém consigo aquela manifestação cultural, extremamente importante para a identidade do município”. A parte inicial dos trabalhos na área será  um mapeamento da cultura em todo o município para registro das manifestações já existentes, realizado pela Gerente de Programas e Projetos Culturais da cidade de Corrente, Ionisia Petersen.

Outro objetivo será o de proporcionar novas opções para o desenvolvimento da cultura no município, com ofertas de cursos e oficinas de teatro, música, dança, artesanato; festivais de cultura e exposições, podendo inclusive utilizar-se do espaço muito pouco aproveitado hoje, que é a Casa da Cultura.

O passo inicial a ser dado para colocar em prática a nova política cultural do município será a renovação do Conselho Municipal de Cultura, com a nomeação de 10 membros para o conselho, mais 10 suplentes. Destes 10 membros, 5 serão representantes do poder público e 5 da sociedade civil, indicados pela superintendência de cultura e determinados pelo prefeito. Outra condição fundamental é a realização ordinária de duas Conferencias Municipais de Cultura, que serão realizadas a cada dois anos, sendo a primeira no ano de 2014. Nestas conferencias serão realizados fóruns, discussões, oficinas com profissionais por áreas específicas.

Com relação ao Fundo de Apoio a Cultura, Juliana colocou que esta é a parte diferenciada, que permitirá a realização dos projetos. O fundo será administrado pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e fiscalizado pelo Conselho Municipal de Cultura,  podendo receber verbas oriundas dos governos estaduais e federais, sendo necessário que se encaminhe os projetos às respectivas instancias. A adesão ao Ministério da Cultura foi realizado em 4 de abril e, se aprovado, o convenio possibilitará que os recursos financeiros necessários para a realização dos projetos cheguem ao município. O Fundo de Participação dos Municípios também destina uma porcentagem para a cultura.

Para este ano já está confirmada a realização do Festival de Quadrilhas, aberto a todas as escolas do município. O evento será realizado na primeira semana de junho, com a apresentação de atrações especiais após a competição,  e com premiações, a serem definidas, para as quadrilhas vencedoras. Outro projeto, que ainda depende de aprovação e patrocínio, seria um Festival de Música, durante o mês de julho, com a participação de artistas do Rio de Janeiro. Durante este festival serão realizados concertos, com apresentações de forró, xote, xaxado, baião, chorinho, samba de raiz, jazz, música sacra e erudita. Também já está em fase de organização a uma exposição da artista plástica  Alena Valdete, durante o mês de julho, com data e local a serem definidos.

Por fim a superintendente anunciou que está confirmada a realização da Expo Corrente, durante o mês de julho, assim como da Vaquejada, do dia 16 a 21 de julho, no Parque de Exposições do município, na qual também haverá apresentações culturais. Ainda segundo Juliana, os detalhes da Feira  estão em fase de análise, mas não há dúvidas sobre a sua realização.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »