07/08/2014 às 23h18min - Atualizada em 07/08/2014 às 23h18min

Profissionais da saúde participam de capacitação para diagnóstico da tuberculose

Corrente será a sede regional de identificação laboratorial do bacilo da tuberculose

Ascom

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/PI), realiza durante esta semana uma capacitação que contempla técnicos em análises clínicas, bioquímicos, biomédicos e biólogos de Corrente e região para Diagnóstico e Busca Ativa de Sintomático Respiratório “in loco” da Tuberculose, com o objetivo de melhorar a resposta na detecção de casos na região.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) do município de Corrente, Bianca Franco, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento luta para reativar o programa de combate à tuberculose, negligenciado pela última gestão. “Esta capacitação faz parte do programa de combate à tuberculose e é de extrema importância, pois irá contribuir para a detecção da doença na região, onde podem haver diversos casos da doença não identificados”, destacou.

A capacitação está sendo realizada na sede do NASF e possui uma ampla e completa programação, envolvendo os profissionais durante todo o dia.

Bianca Franco coloca ainda que irá à Teresina, juntamente com o técnico Adson Mariano de Carvalho, para complementar a capacitação durante a próxima semana.

Vale ressaltar que Corrente será a sede regional de identificação laboratorial do bacilo da tuberculose, o mycobacterium tuberculosis.

 Bianca Franco e o técnico Adson Mariano de Carvalho participarão de capacitação em Teresina

 

 

Entenda a Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). 
 

Como ocorre a transmissão da tuberculose


A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias. 

 

Formas da Doença

A apresentação da tuberculose na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. 
A busca ativa dos sintomáticos respiratórios é a principal estratégia para o controle da TB, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares.

 

Baciloscopia do escarro 

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação diagnóstica da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. 

 

Tratamento da Tuberculose

O tratamento da tuberculose é feito com 4 drogas na fase de ataque (2 meses)do tratamento com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Na fase de manutenção (quatro meses subseqüentes) utilizam-se rifampicina e isoniazida. Este tratamento dura 6 meses e leva à cura da doença, desde que haja boa adesão ao tratamento com uso diário da medicação. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »