12/08/2014 às 18h00min - Atualizada em 12/08/2014 às 18h00min

Superintendência de Meio Ambiente fecha desvio do Rio Paraim

Superintendente Jesy Jr. chama atenção da comunidade para a urgência da água na região

Ascom

A equipe da Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (SUMAR), com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (SEMINFRA), realizou o fechamento do desvio do Rio Paraim, na localidade de Passagem Direita (Paraim de Baixo). Acompanharam os trabalhos a Gerente e Análise Técnica Suele Nogueira e o Gerente de Fiscalização Raimundo Brito.

Por força do assoreamento local, o Rio Paraim desviou o seu leito para a Lagoa Grande, deixando os moradores quase sem água. Com esta ação o rio voltou ao seu curso original, deixando os moradores ribeirinhos mais tranquilos e satisfeitos.

Conforme o Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Jesy Júnior, este trabalho já vem sendo realizado há alguns anos, mas o assoreamento vem aumentando progressivamente. “Apesar do nosso empenho, é visível que o rio, ano a ano, insiste em assorear novamente. É preciso que os moradores ribeirinhos também ajudem não desmatando a mata ciliar, evitando as queimadas e não realizando desvios no leito do rio”, declara Jesy Jr., que chama atenção ainda para a resistência da população, por questões culturais.

“A nossa equipe está trabalhando com muito afinco, no intuito de amenizar este grande problema. Temos a obrigação de fazer cumprir a lei ambiental, de realizar projetos de revitalização das nascentes e de reflorestar a mata ciliar sob pena de um colapso nos rios Corrente e Paraim. Já está passando da hora da população acordar para o risco eminente que correm de ficarem sem água, ou teremos que chegar ao ponto da água acabar para tomarem uma atitude?”, enfatiza o Superintendente.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »