13/08/2014 às 17h09min - Atualizada em 13/08/2014 às 17h09min

Acontece nesta sexta-feira (15), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef de Corrente

Evento será realizado na Casa da Cultura, a partir das 18h

Ascom

O Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Corrente, realiza nesta sexta-feira, 15 de agosto, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef de Corrente.

Este primeiro Fórum subsidiará a elaboração de um Plano de Ação Municipal, que deverá prever ações a serem executadas nos próximos anos e que tem o objetivo de contribuir para a melhoria dos indicadores sociais na área da infância e adolescência.

Terminado o Fórum e elaborado o Plano de Ação, o município enviará o material para o UNICEF (o Plano de Ação Municipal, o relatório referente à realização do Fórum e a relação de participantes, incluindo lista de presença), para análise e inclusão, ou não, no Selo Unicef Município Aprovado.

O evento será realizado na Casa da Cultura, a partir das 18h, e será aberto à toda comunidade, inclusive com entrega de certificado. 

 

 


Rumo ao Selo UNICEF Município Aprovado

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar, concedido aos municípios do semiárido brasileiro, que alcançarem melhorias importantes  na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Todos os municípios brasileiros, localizados nessa área geográfica, podem se inscrever e mostrar como estão trabalhando em favor da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Será avaliado o desempenho do município na garantia dos direitos da infância e da adolescência, levando-se em conta três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. A partir de  diagnóstico e dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos e reduza as disparidades regionais avançando na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária.

O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo (2013-2016), os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado. O Município de Corrente está candidato ao Selo. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »