20/08/2014 às 15h49min - Atualizada em 20/08/2014 às 15h49min

Escolas da rede municipal de Corrente participarão da campanha contra hanseníase, verminose e tracoma

Agentes de saúde, diretores, coordenadores e docentes participaram de capacitação para a realização da campanha

Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SAS) de Corrente, em parceria com a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura (SEMEEC), realizarão a campanha “Hanseníase, Verminoses e Tracoma têm cura. Faça essa lição de casa e proteja-se”, do Ministério da Saúde.

Dezoito escolas da rede municipal de ensino participarão da ação, que tem os objetivos de reduzir a carga parasitária, identificar casos suspeitos de hanseníase e identificar e tratar casos de tracomas nos 3.693 estudantes, com idades entre 5 e 15 anos.

Para a realização da ação, a Secretaria de Saúde e Saneamento realizou, na última semana, uma orientação aos diretores, coordenadores e docentes da rede municipal, que ficarão responsáveis pelos formulários a serem preenchidos pelos pais ou responsáveis das crianças.

Igualmente passaram pela capacitação os agentes de saúde do município, que juntamente com a equipe de saúde visitarão as escolas para administrar a dose do vermífugo.

O Ministério da Saúde estabeleceu as metas para cada enfermidade, tanto quanto ao diagnóstico quanto ao tratamento, mas a Gerente de Programas e Coordenadora Municipal do Programa de Hanseníase e Tuberculose, enfermeira Tânia Maria Alves, afirma que o objetivo da Secretaria de Saúde será o tratamento de 100% das crianças diagnosticadas positivamente.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que se manifesta através de manchas na pele, esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, caroços e inchaços pelo corpo, ou dormência das mãos ou dos pés. Na presença de lesões sugestivas, o aluno será encaminhado à unidade de saúde de seu bairro para exame médico.

Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, sorotipos A, B, Ba e C. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão (sorotipos D e K) e algumas doenças sexualmente transmissíveis. Os casos identificados serão atendidos posteriormente por uma equipe médica.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Saúde da Família, Bianca Franco, a campanha nas escolas será realizada durante o mês de setembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »