23/08/2014 às 15h57min - Atualizada em 23/08/2014 às 15h57min

Pesquisa na Planície Litorânea aponta Zé Filho 37%, W.Dias 33%, Mão Santa 7%

Levantamento foi feito antes do início da propaganda eleitoral

Ascom Zé Filho

O candidato à reeleição para o Governo do Piauí, Zé Filho (PMDB), lidera as intenções de voto com 37% na região da Planície Litorânea, composta de 12 municípios, segundo pesquisado Instituto Credibilidade que foi divulgada esta semana.

O levantamento, porém, foi feito nos dias 15, 16 e 17 de agosto, portanto, antes do início do programa eleitoral que começou a ser transmitido no rádio e na TV.

O senador Wellington Dias (PT), também candidato ao Karnak, está em segundo lugar, com 33% do eleitorado na região. O candidato do PSC, Mão Santa, ainda aparece na pesquisa em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto, número inferior ao de indecisos, ou que preferiram não opinar, que somam 16%. Os votos brancos e nulos totalizariam 4%.

O levantamento mostra a preferência do eleitorado do litoral do Piauí pelo atual governador, quadro que não se repete nas outras regiões. Zé Filho é natural de Parnaíba e já foi vereador e prefeito do município, o segundo maior do estado. 

A PESQUISA
Ao todo, 800 eleitores foram entrevistados em 12 cidades da Planície Litorânea. O estudo tem margem de erro de 3,46 pontos percentuais, para mais ou para menos, e 95% de nível de confiança.

eleitores-da-região.png

eleitores-da-região.png

Foram feitas coletas de dados nos municípios: Luiz Correia, Parnaíba, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Caraúbas do Piauí, Ilha Grande, Caxingó, Cajueiro da Praia, Bom Principio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cocal dos Alves e Cocal. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-00088/2014.

SEGUNDO TURNO
O levantamento do Instituto Credibilidade simulou também três situações de segundo turno. Em uma eventual disputa entre Zé Filho e Wellington Dias, governador venceria a eleição com 39% contra 37% do petista. Os votos brancos e nulos chegariam a 5%, enquanto os indecisos somariam 17%.

cenariosegundoturno.jpg

cenariosegundoturno.jpg

Em um cenário de Zé Filho contra Mão Santa, o governador venceria com 42% contra 15% do ex-senador. Os votos brancos e nulos são 16% e os indecisos, 25%, nessa hipótese.

zemao.jpg

zemao.jpg

No terceiro cenário, com Wellington Dias, o petista ganharia com 42% dos votos contra 17% de Mão Santa. Brancos e nulos chegariam a 15%, enquanto os indecisos somariam 25%.

diasmaos.jpg

diasmaos.jpg

AVALIAÇÃO DO GOVERNO
A pesquisa também indicou a avaliação do governo Zé Filho. Ao todo, 50% dos entrevistados aprovam a gestão do atual governador, já que consideram o governo ótimo ou bom. Outros 28% desaprovaram sua administração. Por fim, 21% não souberam ou não responderam à pergunta.

g aprovação.png

g aprovação.png

O Portal Corrente coloca-se à disposição das coligações para publicação de matérias sobre seus candidatos, a serem enviadas para o e-mail [email protected].

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »