31/08/2014 às 15h32min - Atualizada em 31/08/2014 às 15h32min

OAB-PI realiza sabatina com os candidatos ao governo do estado

O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro no auditório da Ordem. Sabatina será mediada pela vice-presidente da instituição, Eduarda Miranda.

G1

Os candidatos ao cargo de governador do Piauí participarão nos próximos dias 2 e 3 de setembro, da Sabatina Eleitoral 2014, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. O evento, que acontecerá no auditório da OAB-PI, a partir das 15h, será mediado pela vice-presidente da instituição, Eduarda Miranda, com o suporte jurídico da Comissão de Direito Eleitoral.

A participação dos candidatos foi definida durante sorteio realizado no dia 29 de julho, na sede da Ordem, com a presença de representantes dos partidos e coligações eleitorais. Dessa forma, serão sabatinados na terça-feira (2) os candidatos Mão Santa (PSC), Neto Sambaiba (PPL), Maklandel Aquino (PSOL) e Wellington Dias (PT). No dia seguinte, participam da sabatina Daniel Solon (PSTU), Zé Filho (PMDB) e Lourdes Melo (PCO).

A Sabatina contará com três blocos divididos da seguinte forma: primeiro bloco com as considerações iniciais do mediador, apresentação das normas e leitura do perfil do candidato que será sabatinado; segundo bloco com a exposição do plano de governo por parte do candidato; terceiro e último bloco com perguntas elaboradas pelas Comissões Temáticas da OAB-PI e apresentação de documento elaborado pelas mesmas, com problemas sociais baseados em estudos e dados. Após a exposição do documento, o candidato se pronunciará dizendo se haverá o compromisso para o enfrentamento e solução desses problemas, através de assinatura ou não no documento apresentado pelas comissões.

A vice-presidente Eduarda Miranda, comenta que as Comissões Temáticas da OAB-PI vêm realizando estudos aprofundados sobre os temas como segurança pública, poder judiciário, saúde, aplicação de políticas públicas. “Todas essas temáticas serão debatidas pelos candidatos de maneira individual, não havendo debate, mas uma Sabatina com as Comissões da Ordem”, informando que cada candidato terá aproximadamente 50 minutos e serão feitas 10 perguntas para cada um deles.

Igor Cavalcante, vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral, informou que a Sabatina acontecerá de forma isonômica com todos os candidatos ao Governo do Estado, no qual cada um se disponibilizará a expor seus planos de Governo, suas propostas. “A Ordem tem bandeiras a serem levantadas e, por meio das Comissões Temáticas, questionamentos serão direcionados aos sete candidatos, individualmente, com a finalidade de conseguir extrair compromisso por parte do futuro governador, no qual um documento será criado e encaminhado ao mesmo, em que ele se comprometerá ou não com as bandeiras levantadas pela instituição”, concluiu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »