14/10/2014 às 18h40min - Atualizada em 14/10/2014 às 18h40min

Tribunal multa candidata e reprova contas do Partido Progressista

Além de reprovar as contas do PP, o tribunal decidiu que o partido ficará sem os repasses do fundo partidário por um período de seis meses

Portal AZ

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí reprovou as contas referentes ao ano de 2012 do Partido Progressista, além de aplicar multas por propaganda irregular a dois candidatos que disputaram a eleição realizada no dia cinco deste mês. Os políticos punidos durante a sessão desta terça-feira (14) do TRE-PI foram Iracema Portela (PP) e Aluísio de Sousa Martins (PT).

O PP teve suas contas reprovadas por unanimidade. De acordo com o relator do caso, o juiz federal Francisco Hélio Camelo, foram identificadas diversas irregularidades na prestação apresentada pela agremiação partidárias.

Dentre as falhas estão a apresentação de despesas sem nota fiscal, a ausência de extratos bancários, a ausência de recibos que comprovem despesas com combustíveis e lubrificantes, além da ausência de uma conta especifica para movimentar os recursos repassados pelo fundo partidário.

Além de reprovar as contas do PP, o tribunal decidiu que o partido ficará sem os repasses do fundo partidário por um período de seis meses. A decisão ainda cabe recurso.

Propaganda
A deputada federal reeleita Iracema Portela havia sido multada em R$ 6 mil por propaganda política irregular. Ela recorreu da decisão e hoje o Tribunal decidiu por unanimidade manter a condenação. 

Segundo relatório do juiz Sandro Helano Santiago, a então candidata havia fixado uma placa com dimensão acima dos 4m² em um terreno particular na cidade de Uruçuí. Esta foi a terceira condenação de Iracema Portela pelo mesmo motivo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »