24/10/2014 às 18h50min - Atualizada em 24/10/2014 às 18h50min

Seminário sobre a revitalização da Lagoa de Parnaguá e da Microbacia do Rio Paraim define metas de ações

Ação integrada entre as prefeituras de Corrente e Parnaguá, com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia, será indispensável para a realização de ações

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

A Prefeitura Municipal de Parnaguá, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o IBAMA, realizou nesta quinta-feira (23) o II Seminário de revitalização da Lagoa de Parnaguá e da Microbacia do Rio Paraim. O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos e instituições, como SEMAR, Codevasf, Comitê Hidrográfico da Bacia do Gurguéia, Poder Judiciário, Ministério Público, Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Corrente, Sindicatos, Colônia de Pescadores, representantes de igrejas, associação de moradores, estudantes, professores e comunidade em geral.

A Prefeita Anna Cecília Ricci manifestou a sua preocupação com a Lagoa de Parnaguá, que chegou a secar em mais de 70% do seu volume de água no ano de 2013, e destacou os problemas surgidos em consequência da seca. “A cidade de Parnaguá vive hoje uma nova realidade, nossa luta constante e diária é levar água até a residência de cada morador, pois já não podemos mais captar o recurso da Lagoa. Esperamos que neste evento surjam discussões que nos indiquem os motivos pelo qual ela chegou a esta situação e que a sociedade possa encontrar uma forma de recuperá-la. Também contamos com a colaboração dos órgãos competentes, como a Codevasf, SEMAR e IBAMA, para que nos auxilie neste processo de recuperação da Lagoa e que nós possamos um dia tê-la recuperada e que os parnaguenses voltem a ter um de seus maiores patrimônios”.

No início do evento, o Secretário de Meio Ambiente de Parnaguá Absalão Dias Castro exibiu o vídeo do Programa Incrível, do canal Meio Norte, gravado em 2013 pelo apresentador Alcide Filho, quando a cidade de Parnaguá vivia um momento difícil por causa da seca da lagoa, onde a  população, pega de surpresa, buscava desesperadamente por água.


Superintendente de Meio Ambiente de Corrente Jesy Jr.
 

O Superintendente de Meio Ambiente de Corrente Jesy Jr. também exibiu um vídeo com as ações realizadas para a recuperação dos rios Paraim e Corrente. “Nossa luta tem sido constante, mas necessitamos pensar em um projeto maior, a longo prazo, pois a cada ano os rios secam cada vez mais cedo na época de estiagem”, colocou.

Após a apresentação do Auditor Fiscal da Semar Doze Batista de Oliveira, sobre as ações desenvolvidas pelo órgão no Piauí, a Analista do IBAMA Maria Isolda Monte destacou a importância da Educação Ambiental na comunidade. “A partir deste evento vamos elaborar uma Agenda de Iniciativas Ambientais Local, para que os assuntos aqui discutidos resultem em ações”, destacou.

No período da tarde, Ariderson Alves de Moura, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia e secretário de Meio Ambiente da cidade de Bom Jesus afirmou que o Comitê tem como objetivo percorrer as 23 cidades que fazem parte da bacia e constatar qual a necessidade de cada município. “Temos como meta o desenvolvimento de projetos para serem trabalhados com o poder público estadual e federal porque os municípios não possuem recursos suficientes para desenvolver ações. Os projetos elaborados serão pagos pelo governo do estado e os municípios que tiverem suas demandas deverão encaminhá-las ao Comitê, em Bom Jesus”, colocou.


Secretário de Meio Ambiente de Parnaguá, Absalão Castro Dias, Analista do Ibama Isolda Monte, o Engenheiro 
Agrônomo da Codevasf Francelio Pereira de Sousa e a Engenheira Ambiental da Codevasf,
Wellian Moreira dos Santos

Os Analistas de Desenvolvimento Sustentável da Codevasf, a Engenheira Ambiental Wellian Moreira dos Santos e o Engenheiro Agrônomo Francelio Pereira de Sousa falaram especificamente sobre o processo de revitalização da Lagoa de Parnaguá. “Para a revitalização da lagoa serão necessárias ações integradas e permanentes, pois de nada adiantaria recuperar a lagoa e continuar degradando-a. Os municípios localizados a montante, ou seja, aqueles pelos quais o rio passa antes de chegar à lagoa também deverão ser identificados e envolvidos no processo de recuperação. É indispensável o desassoreamento, mesmo que em parte da lagoa, revitalização das nascentes e da mata ciliar. Os custos são altos, mas há possibilidades de captação de recursos, através de ações integradas”, destacou Santos.

Francelio Pereira de Sousa colocou ainda que, qualquer que seja a medida a ser tomada, o custo será alto. “O custo é altíssimo, porque todos nós deixamos chegar a este ponto. Praticamente nenhum proprietário de terra na beira da lagoa conservou a mata ciliar e o resultado foi o assoreamento. E não há como falar em revitalização da lagoa sem trabalhar as nascentes, lá em cima da serra, tudo o que Corrente fizer de bom ou de ruim, irá refletir aqui. Não raro, em toda a extensão do rio e da lagoa encontramos a pecuária, o gado pisoteando e degradando a beira do rio. A revitalização é cara, existe a tecnologia, assim como os recursos, porém se a sociedade e os órgãos não se unirem em trabalhos integrados, ela será muito difícil de acontecer”, enfatizou.

Com a participação de todos os presentes, foi elaborada uma Agenda de Iniciativas Ambientais Local, com ações que serão realizadas para dar continuidade à discussão iniciada na tarde de quinta-feira.

* Envio de ofício à Universidade Estadual do Piauí, Campus de Corrente, em nome da Superintendência Municipal de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, sugerindo que o tema da revitalização da Lagoa de Parnaguá e da  Microbacia do Rio entre na pauta de discussão do Seminário de Direito Ambiental, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro;

* Realizar o mapeamento e diagnostico das partes criticas das nascentes dos Rios Paraim e Corrente, do percurso de todo seu leito até a Lagoa de Parnaguá, para sua revitalização. Os recursos para este projeto, que será elaborado com o auxílio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia, serão viabilizados através de convênios com órgãos de fomento do Governo Federal, como Codevasf, BNB, Ministérios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal;

* Sugerir aos municípios que criem seu Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustável, o que dará legitimidade às iniciativas e decisões quanto as ações a serem realizadas quanto à revitalização da Microbacia;

* Elaborar uma cartilha educativa contando a historia de Parnaguá e da Lagoa, que será realizada através da Secretaria Municipal de Educação do município de Parnaguá;

* Elaboração definitiva de um projeto de revitalização das nascentes dos rios Paraim e Corrente, toda a sua extensão até a Lagoa de Parnaguá. O projeto será elaborado em parceria entre a Prefeitura de Corrente e a Prefeitura de Parnaguá, com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia e participação de diversos órgãos como IBAMA, Semar, Ministério Público Estadual, Emater e Conselhos Municipais.

Todas os objetivos traçados possuem datas limites para serem realizados. 


Secretário de Meio Ambiente de Parnaguá, Absalão Castro Dias, e a Analista do Ibama Maria Isolda Monte


Ariderson Alves de Moura, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia


Juiz da Comarca de Parnaguá Jorge Cley Martins Vieira


Promotor Francisco de Assis Rodrigues de Santiago Jr.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »