26/10/2014 às 20h46min - Atualizada em 26/10/2014 às 20h46min

Dilma Rousseff é reeleita presidenta do Brasil

Petista conquistou 51,45% dos votos, enquanto Aécio Neves (PSDB) obteve 48,55%

Carta Capital

Na mais acirrada disputa pelo Palácio do Planalto desde o segundo turno de 1989, a presidenta Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo, derrotando o rival Aécio Neves (PSDB). De acordo com 98% das urnas apuradas, a petista conquistou 51,45% dos votos no segundo turno, contra 48,55% obtidos pelo senador tucano.

Dilma Rousseff conquistou mais votos que Aécio Neves nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí. Já Aécio Neves venceu nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Roraima e no Distrito Federal. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o percentual de abstenção foi de 21,03%.

Apesar da tradicional polarização entre petistas e tucanos, a eleição de 2014 ficará marcada também por outros atores e acontecimentos, como o trágico acidente de avião que matou o ex-governador de Pernambuco e então candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, em 13 de agosto, no meio da campanha eleitoral.

No aspecto político, o pleito será lembrado como um dos mais acirrados desde 1989. Pela primeira vez em 26 anos, um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno chegou a liderar, mesmo que numericamente, as pesquisas de intenção de voto no segundo turno, como aconteceu na semana passada com Aécio Neves. O tucano alcançou 51% dos votos válidos contra 49% de Dilma. Mas a petista reverteu o favoritismo a seis dias da eleição.

Além disso, Aécio e Dilma protagonizaram uma campanha de segundo turno marcada por uma intensa troca de acusações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »