24/11/2014 às 22h09min - Atualizada em 24/11/2014 às 22h09min

Finalmente Corrente será contemplada com programa de cisternas!

Programa pode inicialmente atender até 500 famílias

Ascom

Foi realizada no último sábado uma importante reunião no auditório da Câmara de Vereadores de Corrente, entre moradores da zona rural do município, Prefeitura Municipal e técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF,  com o objetivo de esclarecer e orientar a comunidade a respeito do Programa Água Para Todos, do Governo Federal, que beneficiará famílias da Zona Rural com cisternas de captação de água da chuva. Estiveram presentes o Prefeito Jesualdo Cavalcanti, a maioria do secretariado municipal, vereadores, representantes de diversas instituições e da sociedade civil organizada, além de grande número de pessoas da comunidade, 184 no total.

Durante o evento, o representante da CODEVASF, o Engenheiro Agrônomo Robson Mororó, falou sobre os pré-requisitos necessários para ter a cisterna instalada em uma residência. “Em primeiro lugar, as comunidades a serem contempladas deverão prioritariamente estar desprovidas de abastecimento de água, seja de poço, de rio ou de redes de abastecimento. Há uma série de critérios que serão observados, como a renda per capita da família, o tipo de construção da casa, destacando que o telhado não pode ser de palha, já que a água será recolhida da chuva que escorrerá pelas calhas. Os beneficiários ainda assumem a responsabilidade pelas instalações, sendo terminantemente proibida a venda dos equipamentos, sob o risco de cometer um crime federal”.

Residências que possuem acesso somente à água sem condições de consumo humano também poderão ser beneficiadas, após realizado um exame laboratorial que comprove a sua má qualidade. Mororó destaca ainda que o maior objetivo do programa é a captação das águas da chuva e não o abastecimento das cisternas com caminhões-pipa.  

A responsabilidade pelo planejamento, execução e monitoramento do programa ficará a cargo do Comitê Gestor Municipal, formado na ocasião, presidido pelo Secretário Municipal de Administração Salmon Lustosa e formado por representantes do poder executivo, de instituições, da sociedade civil organizada e da comunidade.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti comemora a vinda do programa para Corrente. “Estamos muito felizes com a vinda do programa para Corrente, pois a nossa necessidade é muito grande. É um absurdo que até hoje o município não participe programa de cisternas, pois temos essa inconveniência de estarmos localizados em uma região não classificada como semi-árida. Temos hoje sessenta e uma redes de abastecimento por toda a zona rural do município, e ainda assim não conseguimos atender a todos os moradores da zona rural que não tem acesso à água. Finalmente estas comunidades poderão captar a água da chuva, que é tão abundante em alguns períodos, podendo assim passar pelo período de estiagem, cada vez mais longo, tendo um grande reservatório de água”, destacou.


1ª reunião do Comitê Gestor Municipal,  realizada na manhã desta segunda-feira (24)
 

Na manhã desta segunda-feira (24), o Comitê já realizou sua primeira reunião com o objetivo de esclarecer as últimas dúvidas e determinar as primeiras ações para a implantação do programa. Se o programa for conduzido com responsabilidade e celeridade, até 500 cisternas poderão ser destinadas ao município nesta primeira etapa. Na próxima quinta-feira (27) acontecerá uma reunião com os agentes de saúde municipais, profissionais que conhecem a comunidade no seu dia a dia e que farão o papel de intermediação entre o poder público e os beneficiários.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »