29/12/2014 às 10h44min - Atualizada em 29/12/2014 às 10h44min

Morre Cleómenes Carvalho da Cunha

Sanfoneiros da Santa Marta fazem homenagem durante sepultamento

Portal Corrente

Faleceu na manhã deste domingo (28), por volta das 8h30min no Hospital Regional de Corrente,  Cleómenes Carvalho da Cunha, 89 anos, natural de Corrente, da localidade de Santa Marta, zona rural do município. Muito conhecido e popular em toda região, seu Cleómenes foi atleta de renome nacional na modalidade de atletismo nas décadas de 50 e 60, quando participou diversas de competições esportivas nacionais e internacionais, sendo vencedor em várias delas. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também foi professor e técnico em atletismo.

Mesmo com a saúde bastante debilitada, nos últimos anos trabalhou intensamente para a promoção da Orquestra Sanfônica de Santa Marta.

O sepultamento foi realizado na tarde deste domingo, no cemitério da família. Durante a solenidade, os Sanfoneiros da Santa Marta prestaram uma homenagem.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti comentou o falecimento do conterrâneo em sua página pessoal do Facebook, destacando as vitórias do conterrâneo em sua carreira.

"Corrente está oficialmente de luto com o falecimento do amigo Cleómenes Carvalho da Cunha, nascido na localidade Santa Marta, em 1925. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, elevou bem alto o nome de nossa terra como atleta participante de competições esportivas no Brasil e no exterior, sagrando-se campeão em várias modalidades, tendo se destacado como campeão paulista júnior em corrida de 110 e 400 metros com barreiras (1950), campeão brasileiro em decatlo (1960), campeão brasileiro nos 110 metros com barreiras, salto com vara e arremesso com dardo (1962), além de técnico em atletismo e professor. Ultimamente, dedicava-se a promover a Orquestra Sanfônica de Santa Marta, da qual era entusiasta e diretor. À família enlutada enviamos nossas sentidas condolências".

 

O advogado e engenheiro agrônomo Luciano Martins da Cunha, parente de Cleómenes Carvalho da Cunha, prestou-lhe uma homenagem.

 

"Um grande homem...um grande professor e atleta!

Desfilou seu jeito simples e competente pelas terras brasilis, com maior freqüência em solo carioca e piauiense, sendo Corrente seu fluido de viver!
Amou o esporte e a cultura, típico dos homens que amanheciam com o morro do espirito santo ou alegre, às suas vistas!
Nasceu amparado pelo vento calmo de 1925 e pode degustar as frutas tipicas do cerrado... Se deleitou nos vastos cajuis...nos araticuns...nos pequis...
E até nos exóticos mangueirais!
Costumava dizer que quando adolescente comeu muitos mandis nas primeiras águas e que ' pesquei muito na companhia dos meus amigos de era' recordava nosso ilustre filho.
Cresceu e viajou para experimentar novas culturas.
Foi estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde se formou em educação física na década de 50.
Quando jovem, surpreendeu o Brasil com seu corpo atlético e vitorioso: ganhou varias competições nacionais e internacionais no atletismo, tais como arremesso com dardo, corrida com barreiras, salto em distância, salto com vara. Foi também decatleta. Sua hegemonia durou até a década de 60 quando decidiu virar tecnico e professor.
Percorreu o mundo, mas nunca desgrudou do seu sapato o torrão fértil e amado da sua santa marta!
Ultimamente, embora enfrentando sérios problemas de saúde vinha se dedicando ao incentivo da Orquestra Sanfônica da Santa Marta.
Também tinha uma virtude inesgotável de pela manhã, bem cedinho, frequentar as casas dos parentes e amigos. Conversa mansa e sempre pedagógica.
Certa vez me confessou que gostaria que uma obra pública esportiva tivesse seu nome...Vamos lutar agora por esse seu ultimo sonho. Nós é que agradecemos por sua vitoriosa vida!
Assim,estudou...trabalhou...correu...saltou...lecionou...sonhou...
Valeu, Cleomenes!
Cumpriu seu compromisso entre nós!
Descanse em paz".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »