30/03/2015 às 11h43min - Atualizada em 30/03/2015 às 11h43min

Desmatamento ilegal no Piauí afeta as nascentes e pequenos córregos

A madeira é cortada principalmente para venda no mercado ilegal do sertão

Informações e fotos de André Pessoa

Um grande desmatamento seletivo na zona rural dos municípios de Brejo e Ribeira do Piauí (localizados na região sudeste do estado, distantes cerca de 400 km da capital Teresina), está criandoum forte desequilíbrio ambiental com reflexos em toda microrregião de São João do Piauí e Canto do Buriti.

O corte ilegal de árvores nativas da Caatinga, em especial da espécie conhecida na região como pau-branco ou cangaeiro (Pterodon abruptus), já descaracterizou toda a formação vegetal da chamada “Chapada do Rosado” e da “Chapada do Sabão”, terras que pertencem ao Estado do Piauí, englobando áreas dos municípios de Brejo, Canto do Buriti e Ribeira do Piauí, comprometendo, segundo os moradores locais, às nascentes e pequenos córregos da região.

O desmatamento clandestino, sem autorização dos órgãos ambientais vem sendo realizado na zona rural do município de Ribeira do Piauí. A madeira é cortada principalmente para venda no mercado ilegal do sertão, muito utilizada e procurada para fazer estacas, mourões, postes e carvão.

Como o desmatamento é feito com o corte seletivo das árvores, sem a necessidade de derrubar a planta, não chama muito a atenção, pois várias espécies sem valor comercial como o marmeleiro terminam camuflando as áreas utilizadas para o desmate. O problema é que a árvore cortada não consegue se regenerar como mostra as fotos.

DES2.jpg

DES2.jpg

Foi desencadeado uma série de denúncias por parte dos moradores da região que estão extremamente preocupados com o tamanho e descontrole do desmate, causando um desequilíbrio ambiental que vem afetando as cidades da região. “Nos últimos anos nossas nascentes estão secando e uma praga de insetos tem invadido as cidades. Acreditamos que isso é resultado do desmatamento”, explica um trabalhador rural de 52 anos que pediu para não ter seu nome identificado com medo de represálias.

DES3.jpg

DES3.jpg

Apesar de uma série de denúncias aos órgãos ambientais como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí (Semar), o desmatamento continua e não teve resultados, sequer uma vistoria foi realizada na região. Agora, a esperança dos moradores que se sentem prejudicados é que a Promotoria Especial do Meio Ambiente, localizada no Fórum da cidade de São Raimundo Nonato, possa investigar o caso e punir os responsáveis pelo crime ambiental.

DES4.jpg

DES4.jpg

Para o deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB), filho do município de São João do Piauí, o crime merece uma apuração rápida por parte das autoridades competente para evitar um dano ainda maior para as comunidades da microrregião. “Vou utilizar a tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar o caso e pedir providências urgentes. Quando o assunto é meio ambiente não podemos perder tempo pois as consequências sempre são drásticas”, garante o parlamentar.

DES5.jpg

DES5.jpg

CRIME TAMBÉM EM SÃO RAIMUNDO NONATO
No povoado São Victor, na zona rural do município de São Raimundo Nonato, os moradores denunciam que o desmate descontrolado da Caatinga também tem afetado o meio ambiente local, comprometendo várias comunidades, entre elas um quilombo. Até mesmo espécies raras e protegidas pela Lei como a aroeira estão sendo cortadas.

DES6.jpg

DES6.jpg

Denúncias afirmam que os desmatamentos acontecem quase sempre durante a madrugada com uso intensivo de motosserra, tratores e grandes caminhões para o transporte clandestino da madeira. Segundo as denúncias, uma parte dessas árvores são transformadas em carvão por uma empresa de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, e outra parte está abastecendo a empresa Galvani que produz fosfato na região de Caracol.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »