16/05/2015 às 20h22min - Atualizada em 16/05/2015 às 20h22min

Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação para utilização de novo sistema

E-SUS é o novo sistema do Ministério da Saúde para a centralização de informações

Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Corrente ofereceu nesta sexta-feira (15), uma capacitação para os profissionais que atuam na Atenção Básica. O curso foi voltado para qualificar médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem a manusear o ESUS – novo sistema eletrônico do Ministério da Saúde. A capacitação aconteceu no auditório do Instituto Federal do Piauí.

De acordo com a Coordenadora de Saúde da Família, Bianca Franco, o ESUS auxilia, controla e integra diversos setores de uma Unidade de Saúde, além de permitir acompanhar o histórico de saúde do paciente sob alguns aspectos como: atendimentos realizados, dispensação de medicamentos e realização de exames, vacinas, emitindo comprovantes para facilitar o controle pela Unidade de Saúde e pelo próprio paciente.  

Para a utilização do novo sistema, as unidades de saúde serão equipadas com computadores, para o registro das atividades pelos próprios profissionais que realizarem os atendimentos, inclusive os médicos.

Um dos maiores problemas a serem enfrentados para a implantação do novo sistema será a internet, visto que o lançamento das informações deverá ser on line. “Para que o município recebe os recursos ele deverá enviar toda a sua produção na área da saúde, se estas informações não forem enviadas corretamente ou se não estiverem atualizadas o município perderá recursos”, informou Bianca.

A Secretaria estuda qual a melhor forma de viabilizar a implantação do sistema no município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »