10/06/2015 às 15h36min - Atualizada em 10/06/2015 às 15h36min

Jornalista Zózimo Tavares lançará livro sobre Petrônio Portela em Corrente

Evento acontece na próxima quarta-feira, 17, na Casa da Cultura

Ascom

O jornalista Zózimo Tavares estará em Corrente no dia 17 de junho para o lançamento do livro “Petrônio Portella: uma biografia”. Além do destaque político, o público poderá conferir curiosidades sobre um dos piauienses mais influentes da história.

Lançado pela Coleção “Grandes Vultos que Honraram o Senado”, o livro de 268 páginas é enriquecido com fotografias, charges e outras imagens publicadas em jornais e revistas que cobriram sua trajetória política.

Em uma delas, Petrônio aparece ao lado do presidente John Kennedy, na Casa Branca, na época em que era governador do Piauí. O ex-ministro foi fotografado também em Roma, cumprimentando o papa João Paulo II, no dia de sua posse no Vaticano.

“As informações foram tiradas de livros, revistas e acervo fotográfico. Também pesquisei em depoimentos contemporâneos. O livro se divide em três partes: ele como ministro, a ascensão em Brasília e a atuação no Piauí”, explica o comunicador.

Zózimo Tavares completa 35 anos de prática do jornalismo em agosto, além ser membro da Academia Piauiense de Letras (APL).

 

Sobre Petrônio Portela

O piauiense morreu aos 54 anos, em Brasília, no dia 6 de janeiro de 1980, quando exercia o cargo de ministro da Justiça, depois de presidir o Congresso Nacional em duas ocasiões. Seu nome era dado como certo para a sucessão do presidente João Figueiredo, no encerramento do ciclo dos militares no poder, conforme conclui Zózimo Tavares, ao analisar o contexto político da época.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »