09/06/2013 às 13h22min - Atualizada em 09/06/2013 às 13h22min

Corrente realizou a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Plano Municipal de Resíduos foi apresentado pelo Secretário Narciso Amaral

Portal Corrente

Durante os dias 5 e 6 de junho aconteceu a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do município de Corrente, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, Trânsito e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), IBAMA e ICMBio, realizada na Casa da Cultura. Na solenidade de abertura, alunos da rede municipal de ensino fizeram apresentações culturais e logo após o prefeito Jesualdo Cavalcanti fez um discurso, destacando a  importância do novo Plano de Resíduos Sólidos para o município, assim como a necessidade de uma mudança na forma de lidar com a questão, envolvendo toda a comunidade na discussão.

A primeira palestra realizada na manhã do dia 5 foi “Panorama Nacional dos Resíduos Sólidos”, ministrada pelo chefe do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, Janeil Lustosa de Oliveira, sendo a próxima palestra ministrada pelo Secretário Narciso Amaral, com a apresentação do Plano Municipal dos Resíduos Sólidos.

Na tarde do dia 5 foram realizadas mesas redondas, abordando os temas coleta seletiva residencial, reciclagem, resíduos de serviços de saúde, resíduos comerciais e industriais e resíduos em áreas públicas.

Na manhã do dia 6 foram realizadas oficinas de reciclagem, apresentados trabalhos e por fim o Superintendente de Meio Ambiente Jesy Lemos Cavalcante Junior fez o discurso de encerramento, realizando uma avaliação geral e agradecendo a participação de todos que estiveram presentes, participando ativamente da programação.

O evento foi prestigiado por grande número de alunos da rede pública e privada, estudantes de ensino médio, nível técnico e acadêmicos de nível superior, autoridades da área, professores e diretores, que além de assistirem às palestras interagiram durante a realização das mesas redondas, fazendo críticas e dando sugestões sobre os temas abordados.

O Secretário Narciso Amaral fez uma avaliação da Conferência: “ao realizarmos esta conferência atingimos o nosso grande objetivo que era o envolvimento da comunidade na elaboração e implantação do Plano de Resíduos Sólidos. Através de discussões e sugestões, chegamos a algumas conclusões, como por exemplo, a necessidade de haverem containeres em lugares fixos da cidade, o que anteriormente não estava em nossos planos. Outra questão abordada foi que para elaborarmos um plano para coleta seletiva, temos que primeiramente ter a nossa coleta normal funcionando de forma adequada, então concentraremos, num primeiro momento, nossos esforços neste sentido para posteriormente estudarmos de que forma será desenvolvida a coleta seletiva”, enfatizou o Secretário.

Durante a próxima semana será elaborado o Documento Final da Conferência. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »