24/08/2015 às 08h55min - Atualizada em 24/08/2015 às 08h55min

Secretário Municipal de Saúde e Saneamento recebe comenda Os Melhores Gestores do Brasil

Gestor destaca a melhoria dos índices na saúde do município como fator determinante

Ascom

O secretário municipal de Saúde e Saneamento de Corrente, Edivaldo Cavalcante Reis, recebeu na última semana a Comenda “Os Melhores Gestores do Brasil”, destacando-se entre os 30 melhores gestores das regiões norte e nordeste do país. A entrega da homenagem foi feita durante o Congresso Nacional de Gestores Municipais, realizado entre os dias 16 e 19 de agosto, na Costa do Sauípe – BA.

O secretário afirma que os índices da saúde do município de Corrente são os responsáveis pelo destaque. “Qualquer pessoa pode acessar o site do Ministério da Saúde e consultar os indicadores de Corrente e comprovar a eficiência da gestão na pasta. Por exemplo, o número de casos de dengue é mínimo, resultado de uma ampla campanha de limpeza que temos realizado continuamente, com conscientização da comunidade para não deixar lixo ou objetos nos quintais que acumulem água, evitando a proliferação do mosquito transmissor. Todos os municípios no entorno tiveram muito mais casos registrados, enquanto Corrente baixou drasticamente o índice”.

“Os indicadores de mortalidade infantil também reduziram, porque temos uma atenção primária eficiente, com um pré-natal completo, consequentemente o parto também vai ser eficiente. Proporcionalmente os nossos índices são muito significativos, mesmo que sejamos um município pequeno, pois eles são analisados proporcionalmente”, esclarece.

Além das especialidades de cardiologia, ginecologia e endocrinologia o secretário comemora a mais recente contratação do município, o médico pediatra Dr. Lancaster. “Vale ressaltar que ele assinou o contrato com o município devido à pontualidade do pagamento, talvez um dos poucos municípios a cumprir com os prazos. Ou seja, a seriedade com que nós tratamos os pagamentos também é muito importante”.

O secretário também destaca a importância da sua equipe. “Não se faz gestão sozinho, ela é feita em equipe e talvez Corrente nunca tenha tido uma equipe tão coesa. Além disso, eu tenho uma vasta experiência profissional em gestão, sempre dando prioridade ao compromisso assumido. Por exemplo, eu moro em Corrente há 2 anos e 8 meses e neste tempo eu nunca fui à minha fazenda de manhã, sempre depois de cumprir o meu expediente.  E não posso deixar de citar a atuação do nosso prefeito Jesualdo como outro fator determinante. Apesar das limitações e dificuldades, ele sempre nos inspira a continuar a melhorar, não há como ficar apático nesta gestão”.

Além da eficiência da equipe, o secretário lembra ainda que a otimização dos recursos tem sido outro fator primordial para a boa gestão, destacando que o município não perdeu nenhum recurso dos programas pactuados.

Ao final, o gestor faze questão de registrar. “Este prêmio não é meu, ele é de toda a equipe. Eu gostaria de agradecer às equipes de todas as Unidades, o CAPS, o SAMU, o NASF e as Coordenações, que foram os que ganharam o prêmio comigo. Sozinho, não teria indicador nenhum”.

Além das melhorias que tem sido implementadas na estrutura de atendimento e na realização das campanhas, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento também vem realizando a reforma e ampliação de diversas unidades de saúde no município. No ano de 2015 já foram inaugurados o Complexo de Saúde, uma Unidade Básica de Saúde no bairro Vermelhão, outra no Riacho Grande e um Posto de Saúde no povoado Pedra Furada. Nos próximos meses também serão inauguradas as Unidades Básicas de Saúde do bairro Morro do Pequi, das localidades de Vereda da Porta e Santa Marta, além da primeira  Academia de Saúde da cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »