12/11/2015 às 02h44min - Atualizada em 12/11/2015 às 02h44min

Movimento SOS Lagoa de Parnaguá organiza caminhada em prol da Lagoa na próxima sexta-feira (13/11)

Concentração está marcada para as 16h, em frente à AGESPISA

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

O movimento S.O.S Lagoa de Parnaguá realizará, na próxima sexta-feira (13/11), uma caminhada pelas principais ruas da cidade com o objetivo de chamar atenção do poder público para a situação calamitosa da principal fonte de abastecimento da cidade, que entrou em colapso no ano de 2013.

A iniciativa, tanto da caminhada quanto do movimento, é de pessoas da comunidade de Parnaguá, com apoio dos ambientalistas de Corrente, sem qualquer ligação com partidos políticos.

Ana Carla Marques, uma das organizadoras da caminhada, explica como o evento foi organizado: “Fomos às escolas, igrejas,  ao Sindicato de Trabalhadores Rurais, à Prefeitura e lançamos um convite geral a toda a comunidade local. Nosso objetivo neste momento é clamar ao poder público em todas as esferas para a necessidade de uma atuação efetiva no sentido de promover a revitalização da lagoa e dos rios afluentes. Existem necessidades urgentes e a longo prazo. Quanto as necessidades urgentes, a principal é a execução de um projeto de desobstrução do canal do Rio Paraim antes das chuvas”.

Ana explica que o projeto de desobstrução do canal já está na Semar estadual, mas até agora sem expectativa de que seja executado. “Esta seria a ação mais urgente a ser realizada, ainda antes das chuvas”, enfatiza.

Ana Carla também destaca que o movimento, ainda em fase embrionária, certamente será consolidado com a formação de  uma ONG. “Nosso principal objetivo é promover a conscientização ambiental da população”, reforça.

A concentração para a caminhada será na frente da Agespisa, a partir das 16h, seguirá pela Avenida David Mascarenhas e finalizará na Praça Marquês. “Pedimos à população que compareça, que participe, que traga seu cartaz, sua faixa e que nos ajude a chamar a atenção para a situação”, pede Ana Carla.

Matérias relacionadas:

Desastre ambiental: Lagoa de Parnaguá está morrendo

"Lagoa de Parnaguá pega fogo!"


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »