30/11/2015 às 14h05min - Atualizada em 30/11/2015 às 14h05min

Prefeito Jesualdo pleiteia vinda do Programa Olhar Bem para Corrente

Programa prevê atendimento oftalmológico a idosos vítimas de catarata

Ascom

O município de Corrente foi selecionado para participar do “Programa Olhar Bem”, realizao pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde. O programa tem por objetivo facilitar o acesso da população com mais de 60 anos aos serviços oftalmológicos em consequência da catarata, uma das maiores causas de cegueira reversível.

Pretende a SESAPI que o atendimento seja feito apenas na cidade de Bom Jesus, distante 240 quilômetros do município. Para o atendimento aos 240 idosos selecionados, o município teria que arcar com as despesas de translado, causando grande transtorno e considerável despesa.

“Por dia será feito atendimento de apenas 60 idosos, que segundo as orientações recebidas, não podem ter acompanhantes, então serão 4 dias com atendimento a 60 idosos cada. Mas esses idosos devem permanecer mais dois dias na cidade, o dia seguinte para cirurgia e o terceiro dia para retorno. Nossa preocupação é muito grande, pois muitos destes idosos têm sérios problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e deficiências físicas; quem irá acompanha-los e onde ficarão hospedados? Sem falar na despesa que o município terá com este deslocamento e com a hospedagem e assim como Corrente, todos os municípios do entorno também terão este transtorno”, coloca a Secretária de Saúde de Corrente, Bianca Franco.

Na tentativa de deslocar o mutirão para o município de Corrente, o prefeito Jesualdo Cavalcanti enviou ofício ao Secretário de Estado da Saúde, Francisco de Assis e Oliveira e Costa, no dia 27 de novembro.

No ofício encaminhado, o prefeito destaca a despesa e o incômodo ocasionados à Corrente e aos 13 municípios do entorno, além do fato de que a equipe de saúde contratada para trabalhar no programa irá se deslocar do estado da Bahia para Bom Jesus, passando obrigatoriamente por Corrente.

Na manhã desta segunda (30) o Secretário telefonou ao prefeito, assegurando que fará todo o esforço possível no sentido de atender o pleito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »