14/12/2015 às 14h42min - Atualizada em 14/12/2015 às 14h42min

Prefeitura de Corrente repassa mudas de mangabeira às associações dos Pastores e Boqueirão do Riacho Grande

Mudas doadas pelo pecuarista e secretário Hélio Paranaguá serão plantadas com auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Rural

Ascom

A solenidade de inauguração das obras executadas na localidade Pastores contou também com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural, Dr. Hélio Paranaguá, que fez a doação de mudas de mangaba (Hancornia speciosa) às associações de pequenos produtores rurais da localidade Pastores e Boqueirão do Riacho Grande.

Em sua fala, o Secretário relatou a ligação existente entre a localidade Pastores e Riacho Grande, antigo caminho que era feito, desde a década de 50, por viajantes que vinham de Santa Filomena e se dirigiam até a Fazenda de Cima, a chamada Estrada do Sal.

“Em todos esses anos nós presenciamos a degradação que a floresta sofreu, principalmente pelas queimadas, e uma das espécies que desapareceu da região foi justamente a mangabeira, ou a mangaba, que era tão comum. Após muita procura encontramos um fornecedor com certificação em Brasília e adquiri pessoalmente as 1.000 mudas, ao custo de R$ 5 mil reais. Estas mudas foram doadas à Prefeitura de Corrente, que através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, repassa hoje às associações do Pastores e Boqueirão do Riacho Grande”, colocou o Secretário.

Para o plantio das mudas, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural fará treinamento aos associados. “Cada produtor associado receberá 20 mudas e a Secretaria vai ensinar a tecnologia. Por dois anos o crescimento dessas mudas será acompanhado pela equipe técnica”, explicou Dr. Hélio.

O pecuarista também propôs a colheita de 1.000 mudas de ata (Annona squamosa), fruta muito comum na região, para auxiliar no reflorestamento das áreas degradadas.

Estiveram presentes à solenidade toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, além do presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Vale da Bênção de Pastores, Eduilson Pereira Lima, e do presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Boqueirão do Riacho Grande, Albertino Rodrigues Lima.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »