11/01/2016 às 14h34min - Atualizada em 11/01/2016 às 14h34min

Prefeito Jesualdo Cavalcanti empossa os novos Conselheiros Tutelares neste domingo

Mandado dos novos Conselheiros será de 4 anos

Ascom

Foi realizada neste domingo, 10 de dezembro, a solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares de Corrente.  A solenidade foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Jesualdo Cavalcanti, do presidente da Câmara Ricardo Souza,  da Promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, da Secretária Municipal de Trabalho e Cidadania Fátima Lustosa, do presidente do CMDCA Adriano Louzeiro, dos vereadores Edilson de Araújo Nogueira e Valéria Lemos, pessoas da comunidade e familiares dos conselheiros.

Em seu discurso, a promotora Gilvânia Alves Viana pontuou as atribuições do Conselho Tutelar e as mudanças ocorridas com a sanção da Lei nº 12.696/2012 pela Presidência da República.

“O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público”.

Com a sansão da a Lei nº 12.696/2012, além de assegurar os direitos sociais dos membros do Conselho Tutelar, estabeleceu-se  a necessidade de um processo de escolha em data unificada em todas as cidades do país, além de ampliar o mandato dos Conselheiros de três para quatro anos, e estes passaram a ter direito de receber, além da remuneração a ser definida pelo município, licenças maternidade e paternidade, cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas acrescidas de um terço do salário e gratificação natalina.

“Gostaria de parabenizar o poder municipal pelo apoio logístico para a realização da eleição, agradecer ao CMDCA que regulamentou de forma minuciosa todo o processo de escola dos novos conselheiros tutelares, assim como à Comissão Examinadora, responsável pela elaboração das provas, e a Comissão Especial, que acompanhou todo o processo e por fim Parabéns, às conselheiras tutelares empossadas, a quem desejo sucesso, e muito trabalho para protegermos as nossas crianças e adolescentes, colocando o Ministério Público, o qual represento nesta Comarca,  sempre à ordens para o cumprimento de tal mister”, destacou.

Após dar posse aos novos Conselheiros, o prefeito Jesualdo Cavalcanti parabenizou a promotora pelo acompanhamento de todo o processo, e desejou sucesso aos empossados. “Desejo sucesso aos novos Conselheiros empossados no exercício de seu mandado. Sabemos que não é fácil e que as responsabilidades são grandes, nós temos consciência disso, mas sabemos que todos foram bem preparados para exercer a sua função. O poder municipal também se coloca à disposição para apoiar, no que for preciso, ao Conselho Tutelar”.

 

Tomaram posse como Conselheiros titulares:

Olívia Viana da Silva (reconduzida)

Elionaide Marques de S. Silva (Naide) (reconduzida)

Maria da Conceição R. da Silva

Claudete de França Castro (reconduzida)

Eulaise de Sousa Oliveira

Suplentes:

Ana Carolina de C. Cavalcante

Juvêncio Pereira da Silva

Paulo Martins Santos

Edilineide de Nascimento A. Silva

Lélia Rosaly R. de Oliveira


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »