19/03/2016 às 22h05min - Atualizada em 19/03/2016 às 22h05min

UESPI ofertará cursos de pós-graduação e extensão no campus de Corrente

CCOM/UESPI
Dutra e Abgail Guerra com o deputado João Mádison

A Universidade Estadual do Piauí, UESPI, irá ofertar dois novos cursos para o campus de Corrente, ao sul do estado, um de especialização e outro de extensão, respectivamente de Docência em Ensino Superior e em Direito, este segundo com ênfase no Direito Processual Civil e o novo CPC, Código Processual Civil. Os recursos serão provenientes de emenda parlamentar do Deputado Estadual João Mádison (PMDB-PI).

O acerto para que os cursos ocorram se deu em reunião na manhã desta sexta (18), na Assembleia Legislativa, que contou com o Pró-Reitor da PREX, Raimundo Dutra, com o Pró-Reitor da PROP, Geraldo Eduardo, e com o Coordenador do Curso de Direito da UESPI de Corrente, Abgail Guerra. Na reunião foram esclarecidos os valores e os detalhes dos cursos a serem ofertados, que ao todo consumirão R$ 85.000 em recursos.

De acordo com o pró-Reitor Raimundo Dutra, a ação de abrir os cursos é bastante significativa: “É a primeira oferta que nos chega depois da assinatura do termo de cooperação que celebramos no ano passado com a ALEPI, e que agora dá seu pontapé inicial. É uma forma da Assembleia, por meio dos deputados, se fazer mais presente na comunidade, contribuir com a formação, e também da própria universidade, que aumenta o seu raio de ação, contribui com o conhecimento que ela produz no dia a dia e leva isso para mais próximo das pessoas”, afirmou.

O deputado João Mádison se mostrou satisfeito com a destinação das emendas, ressaltando o valor da educação para o crescimento do Piauí: “Qualquer trabalho tem que passar pela educação, e esses cursos qualificarão as pessoas, principalmente professores da UESPI e da Faculdade do Cerrado, e também aqueles que ainda não são professores. Isso é de grande importância para a região sul, onde temos duas grandes faculdades de direito, e além disso um trabalho para reciclagem desses professores, e isso tem um significado muito grande”, declarou.

Já para o Pró-Reitor Geraldo Eduardo da Luz, a ação conjunta das duas instituições demonstram a capacidade das duas de cumprirem suas missões, que em resumo são melhorar a qualidade de vida das pessoas: “A ALEPI, por meio das suas ações específicas, que nesse caso são o destinação de recurso para a educação, e a UESPI, por meio da qualificação em nível de pós-graduação ou de extensão, que são ações onde a universidade já tem o know-how. O que nos faltava e ainda nos falta é recurso, para levar aos locais mais distantes do estado esse tipo de qualificação, e essa parceria possibilita isso”.

O Coordenador Abgail Rocha ressaltou o desejo que já havia entre a comunidade acadêmica do campus de Corrente de possuir os cursos: “É premente a necessidade de qualificação, pois o mundo acadêmico exige do corpo docente o conhecimento atualizado para sua efetiva transmissão. Situação esta que nos remete, também, às novas tendências de qualidade de ensino no âmbito superior, principalmente quanto à qualificação do profissional bacharel, quanto à prática da docência do ensino superior. Além disso, qualificando nossos recursos humanos teremos uma melhor e atualizada atuação na Carreira Jurídica de discentes egressos, docentes e profissionais da região”, finalizou.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »