21/03/2016 às 20h51min - Atualizada em 21/03/2016 às 20h51min

SENAR realiza seminário sobre Projeto ABC Cerrado em Corrente

Evento contou com a participação de mais de 200 produtores rurais da região

Viviane Setragni
ASCOM

O município de Corrente recebeu, na última sexta-feira (18), o seminário de sensibilização do Projeto ABC Cerrado, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), no campus do Instituto Federal do Piauí (UFPI).

 O seminário apresentou o projeto, desmistificando conceitos e demonstrando a aplicabilidade de quatro tecnologias de baixa emissão de carbono difundidas – Sistema Plantio Direto (SPD), Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e Floresta Plantada (FP). Aproximadamente 200 produtores rurais e estudantes assistiram à palestras.


Prefeito Jesualdo Cavalcanti (foto: Wilmar Hübner/IFPI)

O prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti, participou do evento e destacou a importância da atuação do SENAR para o município e cidades circunvizinhas. “O SENAR tem dispensado uma atenção muito positiva na região, com a introdução de novas tecnologias e a realização de programas sociais de grande relevância, como foi o programa de prevenção do câncer, voltado à mulher, na Fazenda de Cima. Destacando ainda a presença anual a instituição na Expocorrente, com a realização de capacitações e oficinas”.

Segundo o coordenador do Projeto ABC Cerrado no Piauí, Afonso Ferreira, o estado deverá ter três polos principais de aplicação das técnicas: em Corrente, com foco na recuperação de pastagens degradadas, e em Bom Jesus e Uruçuí, onde existe demanda para plantio direto e ILPF.  “A região já é assistida pelo programa MAPITO e agora terá o privilégio de participar do programa ABC Cerrado.  As turmas formadas a partir deste seminário participarão das capacitações, que terão  a duração de 56 horas, em encontros quinzenais, com a participação de todas as cidades circunvizinhas”, enfatizou.

O evento também contou com a presença de diversas autoridades das cidades circunvizinhas, assim como do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »