31/03/2016 às 18h01min - Atualizada em 31/03/2016 às 18h01min

Município de Corrente adere ao programa Piauí Digital, programa de modernização da Junta Comercial do Estado

Viviane Setragni
ASCOM

Secretários, fiscais e servidores da prefeitura municipal de Corrente participaram, nesta quarta-feira (30), da apresentação do Projeto Piauí Digital, processo de modernização implementado pelo Governo do Estado, através da Junta Comercial do Piauí, que visa agilizar o processo de abertura de empresas no estado.

O objetivo é integrar todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, através de entrada única de dados e de documentos acessados via internet.

Na ocasião, o prefeito Jesualdo Cavalcanti assinou o Termo de Adesão do município de Corrente ao Sistema Integrador Estadual (SIGFÁCIL),  que viabiliza a integração à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

De acordo com a Secretária de Orçamento e Finanças do município, Terezinha de Jesus, o sistema vai contribuir para uma melhora significativa no andamento dos processos de abertura das empresas. “Atualmente , por causa da burocracia, a abertura de uma empresa é um processo lento e burocrático. A partir da adesão do município ao sistema, a abertura de empresas poderá ser feita pelo contador de forma online na Junta Comercial, com emissão imediata do alvará provisório de 180 dias, durante o qual o empreendedor terá o tempo viável para providenciar as licenças sanitária, ambiental e do alvará definitivo. Sem dúvida é um grande salto para agilizar a abertura de empresas”, informa.

Outros aspectos positivos pontuados pela gestora são a possibilidade de acompanhamento online do processo na JUCEPI; emissão de nota fiscal online para os gestores que abrirem as empresas a partir do funcionamento do sistema no município, a princípio; integridade dos cadastros das empresas dos municípios; diminuição da informalidade; aumento da receita e emissão da inscrição municipal, dentre outros.

Na próxima quarta-feira, 6 de abril, servidores, fiscais e contadores do município participarão de um treinamento com a equipe Piauí Digital, que habilitará os diversos agentes a trabalharem com o sistema. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »