06/04/2016 às 21h35min - Atualizada em 06/04/2016 às 21h35min

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia elege nova diretoria

Emerson Hermes Brito (Tuxaua) é o novo vice-presidente

ASCOM SEMAR

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia reuniu-se, na última quarta-feira (30), no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Bom Jesus, para a eleição de novos membros do comitê para o biênio 2016/2018. Foram eleitos trinta representantes, assim distribuídos: dez membros representantes do segmento de usuários de água; dez do poder público e dez pessoas da sociedade civil.

Como presidente, foi reconduzido ao cargo o secretário municipal do Meio Ambiente de Bom Jesus, Ariderson Alves de Moura, que já havia sido eleito em 2014, na primeira gestão do comitê. Na vice-presidência, foi eleito Ederson Hermes Brito, de Corrente, representante dos usuários de água. E na secretaria executiva, Ziza Carvalho, secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.

"O comitê tem grande importância para as discussões sobre os problemas da bacia hidrográfica a qual representa e, com a eleição, o trabalho se renova. Nossa intenção é contribuir com as discussões acerca do assunto e procurar soluções para a melhoria dos recursos hídricos do Piauí, com a participação de representantes dos vários segmentos da sociedade. A Semar, como órgão do Governo do Estado responsável pela gestão das águas, está sempre procurando meios de, se não resolver, minimizar os efeitos da escassez de água ou, se for o caso, do desperdício, como observado nessa região. Damos total apoio ao trabalho realizado pelos comitês de bacia, que, de acordo com a  Lei Estadual de Recursos Hídricos do Piauí, é um dispositivo que a sociedade dispõe como meio disciplinador do uso das águas em nosso estado", afirma o superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra.


Eleição dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia.( Foto: Ascom Semar)

“Pretendemos, nos próximos dois anos, fazer com que o comitê seja o lugar onde, efetivamente, os setores da sociedade se reúnam para tratar sobre os problemas que enfrentamos na região. Temos a garantia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí para que as ações à frente do comitê aconteçam a contento”, disse o presidente reeleito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, Ariderson Alves de Moura.

 

O comitê


O comitê de bacia tem como finalidade reunir órgãos do poder público, sociedade civil e usuários de água para planejar o uso dos recursos hídricos na área de abrangência da bacia. Formado em igual número por representantes governamentais e da sociedade, constitui-se de um verdadeiro parlamento das águas, onde os usuários de recursos hídricos, instituições de ensino e pesquisa, associações comunitárias, empresas operadoras de sistemas de saneamento, prefeituras e órgãos estaduais com atuação na área de recursos hídricos debatem e decidem sobre a melhor forma de resolver os problemas e também apontam meios de preservação da bacia.

O Estado do Piauí apresenta uma divisão hidrográfica em 12 bacias ou regiões hidrográficas que deverão ter comitês de bacias, cuja ordem de prioridade em sua criação e instalação depende do diagnóstico das condições hídricas, do nível de conflitos pelo uso da água e das demandas da sociedade civil, usuários e instituições públicas com atuação local.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia foi criado por meio de decreto, em 22 de março de 2014. Este é o segundo comitê de bacia criado no Piauí. O primeiro foi o dos Rios Canindé-Piauí, no Semiárido do estado. Também está em processo de discussão a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, que abrange os estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »