14/04/2016 às 00h00min - Atualizada em 14/04/2016 às 00h00min

Prefeitura e SENAR realizarão curso para técnicos e engenheiros agrônomos em Corrente

Objetivo do curso é capacitar profissionais para realizarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

ASCOM
Programa QGIS (Fonte: Wikipédia)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural do município de Corrente, em parceria com o SENAR/PI, realiza nos dias 27, 28 e 29 de abril um treinamento completo em Operação de GPS de navegação, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e confecção de mapas e memorial descritivo.

De acordo com o Gerente de Apoio ao Produtor Rural e Agricultura Familiar, Ricardo Lago, minicurso tem por objetivo capacitar técnicos de nível médio e engenheiros agrônomos recém-formados, viabilizando sua entrada no mercado de trabalho. “Com esse treinamento todos poderão montar seus escritórios e trabalhar com Cadastro Ambiental Rural e com a parte de medição de terrenos urbanos e rurais”.

Ricardo explica que o treinamento é de ponta e contribuirá para inserir os profissionais no mercado de trabalho. “Um programa para transformação de coordenadas em UTM, o Quantum Gis (QGIS) será instalado no próprio sistema, facilitando os trabalhos para os técnicos que não possuem bom desempenho em informática. Não vai ser preciso domínio pra elaborar um mapa de uma grande fazenda e nem um loteamento, o sistema vai fazer todo o trabalho”, reforça.

Além de contribuir para a inserção dos profissionais que estavam à margem do mercado de trabalho, Ricardo lembra ainda que os produtores terão mais facilidade para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“Discutimos amplamente com o prefeito essa questão; o prazo final estabelecido pelo Governo Federal para a realização do CAR é 5 de maio e os pequenos produtores serão os mais penalizados, daí a importância de capacitar esses profissionais. A Secretaria de Desenvolvimento Rural já trouxe o Programa MAPITO para Corrente, viabilizado pelo prefeito Jesualdo e pelo Superintendente de Agronegócio do Estado, Filemon Nogueira Paranaguá, onde técnicos do SENAR já estão realizando capacitações e o cadastro gratuitamente para sessenta pequenos produtores, mas é para um público ainda pequeno, daí a nossa preocupação de inserir mais profissionais no campo, para atender a demanda e livrar nossos produtores do prejuízo. E graças ao apoio incondicional que o prefeito tem dado à todas as ações do SENAR, todas as nossas solicitações são prontamente atendidas”, finaliza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »