14/04/2016 às 23h27min - Atualizada em 14/04/2016 às 23h27min

Avaliações de língua portuguesa do IQE aplicadas aos estudantes da rede municipal de ensino são analisadas

Resultados indicarão as estratégias de ensino que serão adotadas em 2016

Viviane Setragni
ASCOM
Formação continuada de diretores e coordenadores

Diretores e coordenadores da rede municipal de ensino de Corrente participam nos dias 13, 14 e 15 de abril da formação continuada do Instituto Qualidade de Ensino. Durante a formação, os professores analisarão de forma detalhada o desempenho dos alunos na avaliação de língua portuguesa, realizada no final do ano de 2015 em todas as unidades da rede.

A coordenadora do programa no município, Elen Joanne, explica que na ocasião da avaliação, todos os estudantes do 1º ao 5º ano participaram e que os resultados estão sendo analisados detalhadamente pelos educadores.

“Cada diretor e coordenador tem em suas mãos a avaliação de todos os alunos de sua escola e através de sua análise será possível identificar onde estão as maiores deficiências e qual será a estratégia adotada no ano de 2016 para sanar esses problemas de forma específica. Ressaltando que os estudantes do 5º ano realizaram a sua segunda avaliação, o que nos dará a oportunidade de fazermos uma análise comparativa, identificando se as estratégias adotadas tiveram pelo IQE tiveram resultados positivos”, pontua Elen.

Esta é a segunda análise que está sendo feita pelos educadores. A primeira foi da avaliação de matemática, aplicada na mesma ocasião, cujos resultados já foram apresentados. “Na avaliação de matemática já pudemos identificar uma significativa melhora no desempenho dos estudantes após o início dos trabalhos do IQE no município”, reforça.

Após a formação desta semana, que está sendo ministrada pela professora Maria Helena, de São Paulo, os diretores e coordenadores farão o mesmo processo com os professores nas unidades da rede municipal. “Os diretores e coordenadores têm realizado um excelente trabalho nas escolas, repassando aos professores os novos conhecimentos adquiridos em encontros específicos. Se todos os profissionais aplicarem efetivamente as orientações que estão recebendo, estamos certos de que os resultados serão excelentes!”, afirma Elen.

A formação realizada pelo Instituto Qualidade de Ensino, oferecido aos profissionais da Educação de Corrente, inclui as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Temas Transversais e Gestão Escolar. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é promover a elevação da qualidade da Educação no município de Corrente, através da formação continuada. Durante este período, profissionais participarão das capacitações e servirão como multiplicadores do conhecimento, levando-o até os colegas de sua própria escola. A formação promovida pelo IQE terá a duração total de 18 meses.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »