18/04/2016 às 22h20min - Atualizada em 18/04/2016 às 22h20min

TV alemã produzirá documentário sobre a Serra da Capivara

CCOM
Pintura rupestre - Serra da Capivara (Foto:Paulo Barros)

A vice-governadora do estado, Margarete Coelho, está na Alemanha a convite do Instituto Arqueológico Alemão. O objetivo da viagem são reuniões de trabalho relacionado a projeto documental sobre a arqueologia do Parque Nacional Serra da Capivara. As reuniões serão realizadas na sede do Instituto, na cidade de Bonn. Margarete viajou neste sábado (16)

O projeto do documentário a ser produzido para a série “Terra X” da televisão alemã de direito público ZDF e uma das maiores emissoras da Europa, vai ter a direção de Peter Prestel, produtor cinematográfico com mais de 200 contribuições em filmes com foco temático nas áreas de ciência, cultura, história e arqueologia.

Em email enviado para a vice-governadora, o diretor científico do Instituto, Jörge Linstädter, reitera o convite e sinaliza que precisará do apoio do Governo para a concretização do material a ser produzido. “Será imprescindível, no entanto, o conselho e o apoio dos colegas brasileiros para realizar este projeto. Por isso, solicitamos sua presença em nossa reunião de trabalho que será importante para promover este projeto”, escreve o diretor.

O Instituto ainda destaca no email que “A Serra da Capivara abriga um dos sítios arqueológicos mais antigos do Continente Americano, as investigações recentes realizadas por arqueólogos brasileiros e estrangeiros são posto de manifesto da eminente importância científica que tem a região para entender o processo de povoamento e a história inicial da América”.

Margarete Coelho explica a importância do convite recebido para participar da discussão do documentário e revela como será a reunião com a comissão de Arqueologia de Culturas Extraeuropeas do Instituto Arqueológico Alemão. “Vamos trazer uma grande empresa de TV alemã para a produção de um programa de 45 minutos sobre as inscrições rupestres da Serra da Capivara. A reunião com o Instituto Arqueológico da Alemanha, um dos mais fortes do mundo hoje, tem a busca por parcerias para solucionar o problema de visitantes, de investimentos no nosso Parque que é uma joia, a nossa pérola. Estamos indo à convite, por proposição dos alemães, para virem fazer esse programa e divulgar o parque por todo o leste europeu permitindo aos europeus o conhecimento sobre a Serra da Capivara. O apoio do Governo, a princípio, será no sentido de infraestrutura, dar um apoio no que eles precisem aqui”.

Instituto Arqueológico Alemão

É o maior Instituto da Alemanha para investigações arqueológicas no estrangeiro. A instituição é uma entidade cultural do Ministério de Assuntos Exteriores que se encarrega da investigação arqueológica e da proteção do Patrimônio Cultural.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »