19/04/2016 às 18h03min - Atualizada em 19/04/2016 às 18h03min

Governo lança o projeto “O Piauí tem índio sim”

Governador autorizou a realização de pesquisas de identificação e de caracterização das aldeias

CCOM
Dia do Índio é comemorado no Karnak (Foto: Marcelo Cardoso)

O Dia do Índio foi comemorado nesta terça, 19, no Palácio de Karnak, dentro da programação da XIV Semana do s Povos Indígenas realizada em Teresina. Durante solenidade foi realizado o lançamento do projeto “O Piauí tem índio sim” e ocorreu ainda a apresentação da Comissão Técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-PI).

Na solenidade, o governador assinou dois atos, o primeiro para realização de pesquisas de identificação e de caracterização como população indígena das aldeias e o segundo para a criação da Comissão Técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena.

A DSEI-PI é formada por representantes das secretarias de Saúde e Educação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI/FACIME), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), FUNAI – CLT Piripiri, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Ministério Público Federal no Piauí (MPFPI), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI), Superintendência de Relações Institucionais e Sociais (SUPRIS).

A solenidade iniciou com uma apresentação “Toré”, ritual sagrados dos índios, logo após o governador Wellington Dias recebeu do cacique da Associação dos Povos Indígenas de Piripiri, José Guilherme, uma carta com as reivindicações e anseios dos povos indígenas Cariris e Tabajaras no Piauí. Segundo o cacique, uma das principais necessidades é a melhoria no atendimento à saúde.  

Com a criação do distrito, o governador espera melhorar o atendimento à saúde dos índios piauienses como também continuar o atendimento aos índios de outros estados realizados pela Casa do Índio – CASAI. “Hoje temos uma casa de saúde indígena vinculada a um distrito do Maranhão. Vamos continuar atendendo as populações do Maranhão, do Tocantins, do Pará, de outros lugares, mas queremos um distrito próprio”, declarou Dias. 

De acordo com Maria Francisca, representante do povo Cariri, no município de Queimada Nova, a principal preocupação da população é a regularização das terras. “Ainda estamos desassistidos por políticas públicas, precisamos dizer isso aos governantes, principalmente a nossa terra que precisa de demarcação”, declarou Francisca.

Segundo Wellington Dias, o reconhecimento das tribos como proprietárias das terras é importante, pois com a documentação das propriedades, os investimentos, como os parques eólicos e outros, proporcionam às famílias indígenas o acesso a recursos oriundos do pagamento de royalties pelo uso da propriedade. É o caso das populações que vivem principalmente na região de Queimada Nova.    

De acordo com Dias, o trabalho do governo em valorizar e tentar o reconhecimento das comunidades indígenas junto ao Governo Federal não é novidade. “Eu, como governador, já em mandato anterior, reconheci as comunidades Guajajarás, na região de Piripiri; e Lagoa do São Francisco; os Cabeludos na região de Pedro II e os Cariris na região de Queimada Nova”, informa o governador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »