05/05/2016 às 11h13min - Atualizada em 05/05/2016 às 11h13min

Corrente terá Núcleo de Saúde do Trabalhador

Viviane Setragni
ASCOM

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Piauí,  vai implantar no município de Corrente um Núcleo de Saúde do Trabalhador. O Centro, responsável pelo desenvolvimento de políticas de saúde do trabalhador, acaba de desenvolver um projeto de fortalecimento, com a escolha de 25 municípios do interior do estado para sediar o Núcleo.

A Coordenadora Estadual de Saúde do Trabalhador, Vera Regina Cavalcante Barros Rodrigues, juntamente com a Gerente Estadual de Descentralização da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) do estado, esteve reunida com o prefeito Jesualdo Cavalcanti na manhã desta quarta-feira (4) com o objetivo de discutir sobre a parceria entre o município e o estado para viabilizar a implantação do núcleo em Corrente.

Vera Regina explica que, para implantação do núcleo, o município deve preencher alguns pré-requisitos, como possuir população acima de 20 mil habitantes, cidades que já notificam os casos de acidentes do trabalhador,  que possuem uma unidade Sentinela instalada, em Corrente, no caso,  já há no Hospital Regional, meios de produção potencialmente nocivos e municípios com indicadores epidemiológicos.

“Com a implantação do MATOPIBA, a região vai se desenvolver muito, então esperamos ajudar na promoção da saúde e na prevenção dos agravos referentes ao trabalho, em trabalhadores de todas as categorias, tanto da zona urbana, quanto da zona urbana, trabalhadores com carteira assinada, sem carteira assinada, que é o objetivo do SUS”, reforça.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti já sinalizou a parceria com o Governo do Estado, que aguarda apenas a indicação da pessoa que será a referência técnica do núcleo na no município de Corrente pela secretária municipal de Saúde e Saneamento, Mariângela Knitter Barros.

O desenvolvimento de políticas públicas pela promoção da saúde dos trabalhadores é uma ação realizada em parceria pela SESAPI, Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »