23/05/2016 às 16h27min - Atualizada em 23/05/2016 às 16h27min

Jesualdo Cavalcanti inaugura creche Tia Cecy, no bairro Vermelhão

Viviane Setragni
ASCOM

A Prefeitura Municipal de Corrente, através da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura, inaugurou na manhã desta segunda-feira (23) a Creche Tia Cecy, no bairro Vermelhão. A solenidade foi prestigiada por grande número de pessoas, contando com a presença do executivo municipal, legislativo, servidores da Educação, familiares da homenageada, pais de alunos e a comunidade do bairro.

O Senhor Euvaldo Rocha da Cunha, que falou em nome dos familiares da Tia Cecy, parabenizou a administração municipal pela execução da obra e agradeceu a homenagem feita à sua mãe.

A servidora Josiane Guedes, recém-contratada por meio de teste seletivo para a função de Cuidadora de Criança, falou em nome dos colegas e manifestou sua satisfação em trabalhar na instituição. “Estamos todos honrados e orgulhosos de poder trabalhar na instituição de ensino que possui hoje a melhor estrutura no município de Corrente, melhor até que escolas particulares, e afirmo que, com o apoio dos familiares e da comunidade, faremos a diferença na educação do município”, colocou  Josiane.

O vereador Edilson de Araújo Nogueira, autor do Projeto de Lei que homenageou a Tia Cecy, agradeceu aos colegas que aprovaram por unanimidade a sua indicação, reconhecendo o seu valor. “Tia Cecy era órfã e enviuvou muito cedo. Mesmo assim nunca desistiu de lutar, sua vida foi dedicada à educação dos seus 10 filhos, missão que cumpriu de forma exemplar. Parabenizo ainda a gestão do prefeito Jesualdo Cavalcanti pela execução da obra, feita com tanto esmero, dando exemplo na utilização dos recursos públicos. Temos satisfação em trabalhar com esse prefeito!”.

A Coordenadora de Educação Infantil, Ivanilde Pacheco Cavalcante, esclareceu sobre as finalidades da Educação Infantil, de acordo com a LDB, e agradeceu ao prefeito Jesualdo pela sua parcela de contribuição à Educação do município de Corrente. “Todos os municípios da região foram beneficiados com a formação de educadores na UESPI, fundada em Corrente por iniciativa do então deputado Jesualdo Cavalcanti, e hoje o senhor encerra o ciclo, inaugurando a creche Tia Cecy, garantindo o cumprimento de uma etapa primordial na educação, que é a Educação Infantil, preparando as crianças para sua inserção na vida escolar. Parabéns e obrigada!”.

A Secretária Municipal de Educação, Esportes e Cultura, Maria do Socorro Cavalcanti, esclareceu aos presentes sobre os custos da obra. “A obra foi executada com recursos do FNDE e teve um custo final no valor de R$ 1.438.126,74 (um milhão, quatrocentos e trinta e oito mil, cento e vinte e seis reais e setenta e quatro centavos). Além disso, mais 200 mil reais foram utilizados para aquisição de equipamentos que beneficiam tanto a creche do bairro Vermelhão quanto a do bairro Aeroporto, que será inaugurada nos próximos meses. A prestação de contas da obra já está feita e reconhecida pelo FNDE. Agradecemos à equipe da Educação, sem a qual essa inauguração não aconteceria, e espero que a comunidade receba essa creche como um presente de Deus, que deve ser abraçado e cuidado por todos!”, ressaltou.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti destacou a importância da Educação na infância. “Quem não consegue ter acesso a um ensino de qualidade na infância será discriminado por toda a sua vida, por isso o ensino deve ser integral, contemplando os mais diferentes aspectos, pois se a base, o alicerce, não for bem feito o resto desmorona. Quero manifestar a minha satisfação interior em estar entregando uma obra que diz respeito à felicidade do povo e eu digo à vocês, em verdade, que se existe um projeto político consistente, duradouro, continuado deve ser aquele que consagre a felicidade do povo. Muito obrigado!”.

Também discursaram na tribuna nesta manhã os vereadores Valéria Lemos, Salmeron Carvalho, Gilmário Lustosa e Flávio Rivelino, além da professora e coordenadora do curso de Pedagogia da UESPI, Miriam Folha, a professora e Gerente da 15ª Gerência Regional de Educação,  Luzia Silva Lustosa.

A creche Tia Cecy inicia suas atividades com 100 estudantes matriculados, que terão à sua disposição uma equipe formada por dez cuidadores de criança, uma diretora, uma merendeira, dois auxiliares de serviços gerais e um vigilante. Para o ano de 2017, está prevista a abertura de matrículas para a sua capacidade total, que é de 200 crianças.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »