06/06/2016 às 19h54min - Atualizada em 06/06/2016 às 19h54min

Professor e alunos da UESPI de Corrente apresentam trabalhos em congresso na Colômbia

Portal Corrente
Prof. Dr. Sammy Sidney Rocha Matias e os discente Marco Aurélio Barbosa Alves, Samuel Ferreira Feitosa e Jacqueline Sousa Paes Landim

O Prof. Dr. Sammy Sidney Rocha, docente do curso de Agronomia no campus da UESPI de Corrente, junto com os alunos Samuel Ferreira Feitosa, Jacqueline Sousa Paes Landim e Marco Aurélio Barbosa Alves, participou do XII Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola – CLIA, apresentando de forma oral e em pôster seis resumos, frutos de pesquisas sobre as variações do solo no Cerrado piauiense.

O CLIA ocorreu em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 23 e 27 de maio, e é um evento que tem como finalidade divulgar a atividade científica e tecnológica mais atualizada em todas as áreas de Engenharia Agrícola que se desenvolve no nível da América Latina e no Caribe. “O evento visou obter resultados oriundos de pesquisas na engenharia, possibilitando a produção de alimentos na área da agricultura, pecuária, silvicultura e agroindústria, por meio de práticas avançadas, mais racionais e eficientes”, destaca o professor Sammy.

Segundo o docente, tais práticas também contribuem para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e criam sistemas sustentáveis que protegem o meio ambiente. Estiveram presentes no CLIA, considerado um dos eventos internacionais mais importantes nesta área, vários pesquisadores e profissionais, como a Dra. Maria Librada Chu, University of Illinois Urbana-Champaign, o Dr. Leonardo Ramírez-López e o Dr. José Paulo Molin, Universidade de São Paulo.

Os resumos apresentados pelo professor e por sua equipe de alunos abordaram temas sobre a variabilidade espacial do solo e sua interferência na agricultura convencional e de precisão. Os trabalhos objetivam compreender a variação dos atributos químicos e físicos (Compactação) dos solos, por meio de diferentes densidades amostrais (Grids). “A interação dos discentes no evento foi excelente, promovendo uma maior abertura com outros profissionais e instituições de renome internacional, como por exemplo o Dr. Leonardo Ramírez, pesquisador de técnicas de mapeamento digital de solos (DSM) de detecção do solo e de métodos para integrar espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) em DSM a fim de aumentar a eficiência das avaliações de solo em termos de custos e tempo”, destacou a discente Jacqueline Paes Landim.

Além dos resumos, o professor Sammy participou também do evento como mediador de várias apresentações e como revisor cientifico. “É o segundo evento deste nível que participo e o primeiro com discentes do campus, e essa interação permitiu que o Campus de Corrente seja conhecido internacionalmente, consolidando o ensino, pesquisa e extensão. Agradecemos à Prefeitura de Municipal de Corrente, à Fapepi, CNPq e a UESPI pela viabilidade.”, finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »