09/07/2016 às 21h26min - Atualizada em 09/07/2016 às 21h26min

Eskashogun e Mais Educação da escola Marinho Lemos conquistam primeiro e terceiro lugar no Campeonato Sulpiauiense de Karatê

Palestra com os senseis Seiji Nakayama e Camaçari Pau do Brasil foi o ponto alto do campeonato

Viviane Setragni
ASCOM

No último final de semana a Escola de Karatê Shotokan do Gurgueia (ESKASHOGUN) promoveu, no município de Corrente, o Campeonato Sulpiauiense de Karatê. Na ocasião, dezenas de atletas do município e do oeste baiano, pertencentes à Federação de Karatê Interestilos do São Francisco (FKISK), participaram da competição, que este ano teve a presença especial dos pioneiros do esporte no município e no estado, o sensei  e diretor presidente do Centro Piauiense de Cultura Japonesa, o mestre Seiji Nakayama, e o sensei Camaçari Pau do Brasil.

Também marcaram presença o sensei Israel Boaz (Badé), outro protagonista do esporte em Corrente, assim como o sensei Ernandes Ribeiro, presidente da Federação.

No sábado à tarde, aconteceram as primeiras competições de kata (sequência de movimentos com técnicas de ataque e defesa), na modalidade individual.

À noite, o sensei  Camaçari Pau do Brasil fez primeiramente uma explanação sobre a história do karatê no extremo sul e a sua contribuição para o desenvolvimento do esporte na região. Posteriormento, o sensei Seiji Nakayama, 7º dan e mestre na arte marcial, ministrou uma palestra na Casa da Cultura sobre o Karatê-dô, enquanto ciência antropológica, para contribuição na formação integral da pessoa humana, abordando aspectos técnicos e aspectos humanos. O sensei também parabenizou Charles Uells pela organização do campeonato e sugeriu:


Sensei Seiji Nakayama

“Nós tivemos aqui no ano passado uma reunião com a presença da Ministra Kátia Abreu, para tratar do Matopiba. Por que não podemos ter aqui o 1º Campeonato Matopiba de  Karatê? Fica a sugestão, para integrar os quatro estados, sendo que Corrente seria a primeira cidade da liga”, colocou. Ao final da palestra, os alunos da ESKASHOGUN prestaram uma homenagem, apresentando os lemas do Karatê em japonês.

Na manhã de domingo foi realizada a solenidade oficial de abertura do campeonato, com a presença dos vereadores Edilson de Araújo Nogueira, Flávio Rivelino e Joabe Santana, além do superintendente municipal de Esportes, Marcos Cirqueira, e da superintendente de Educação, Socorro Amorim. Na ocasião, foi feita uma belíssima apresentação de Kung-Fu, arte marcial praticada no município de Curimatá, cujos praticantes vieram especialmente para a ocasião.

Durante toda a manhã aconteceram as competições de kata em equipe e kumitê, ou luta. Paralelamente, aconteceu ainda a 1ª Copa Jiu-Jitsu de Corrente, uma realização da ESKASHOGUN, evento que também atraiu grande número de participantes e de público.

Na classificação geral do Campeonato Sulpiauiense de Karatê, a ESKASHOGUN ficou classificada em primeiro lugar, Impacto, de Barreiras, em segundo, o projeto Mais Educação, da Escola Municipal Marinho Lemos em terceiro, Kyokai, de Ibotirama, em quarto lugar e a equipe de Riachão das Neves em quinto lugar.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Corrente.


Camaçari Pau do Brasil, Ernandes Ribeiro, Seiji Nakayama, Charles Uells e Israel Boaz 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »