21/07/2016 às 10h18min - Atualizada em 21/07/2016 às 10h18min

Estado decreta emergência pela estiagem em 117 municípios piauienses

O decreto foi publicado no dia14 no Diário Oficial do Estado (DOE)

ASCOM

O Governo do Estado decretou situação de emergência devido à estiagem em 117 municípios de todas as regiões do Piauí. A decretação de situação de emergência foi recomendada ao governador Wellington Dias pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), que levou em consideração a baixa incidência pluviométrica no período chuvoso 2015/2016, as perdas na safra agrícola superiores a 50%, os níveis dos reservatórios inferiores a 30% da capacidade, dentre outros critérios estabelecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Após reconhecimento por parte da União, o Estado e os municípios podem solicitar apoio para as ações de socorro, assistência e reestabelecimento de serviços essenciais, como o reforço nas operações emergenciais de abastecimento. A medida também permite o acesso a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor agrícola junto ao Banco do Brasil e a aquisição de cestas básicas por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O município de Corrente, incluído entre os municípios, há sete anos enfrenta as consequências da forte estiagem que assola a região, com perdas irreparáveis na lavoura e no rebanho.

Dentre as medidas tomadas pela administração municipal para enfrentar a seca nos últimos anos estão a construção de barragens comunitárias, no total 10, a construção, reforma, ampliação e manutenção de mais de 50 de sistemas de abastecimento d'água, a perfuração poços artesianos, seis deles pelo governo do estado, além do atendimento diário e contínuo de 110 comunidades rurais com carros-pipa, incluindo quatro do exército. Some-se ainda o pagamento rigorosamente em dia do Seguro Garantia Safra, um dos poucos municípios da região que tem oferecido o benefício aos pequenos produtores rurais.

Com o decreto do Governo do Estado, o município já planeja ampliar as medidas mitigadoras da seca.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »