13/12/2016 às 09h00min - Atualizada em 13/12/2016 às 09h00min

Pelo quarto ano consecutivo agricultores de Corrente são beneficiados com o Garantia Safra

Agricultores de Parnaguá, Avelino Lopes e Bom Jesus também são contemplados

Portal Corrente

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, do Governo Federal, autorizou o pagamento dos benefícios relativos à safra 2015/2016 aos agricultores do Piauí que aderiram ao Garantia-Safra. Ao todo, trabalhadores de 111 municípios serão beneficiados, dentre eles os de Corrente, Parnaguá, Avelino Lopes e Bom Jesus. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (9). 

De acordo com a portaria, os pagamentos serão realizados a partir do mês de dezembro de 2016, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores façam adesão ao programa. O município de Corrente é um dos únicos da região que tem cumprido rigorosamente com o pagamento nos últimos 4 anos, assegurando aos quase 500 agricultores uma garantia mínima de subsistência para o período.

O benefício, de R$ 850 dividido em 5 parcelas de R$ 170, é assegurando ao agricultor familiar que teve perdas de até 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão. 

Para aderir ao Garantia Safra, é necessário ser agricultor familiar, conforme definido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); não ter renda familiar mensal superior a 1,5 salário mínimo; efetuar a adesão antes do plantio; e não deter área superior a quatro módulos fiscais.

O Garantia Safra é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas, desenvolvido pelo MDA e é executado no Piauí pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »