15/12/2016 às 12h21min - Atualizada em 15/12/2016 às 12h21min

Assembleia aprova acordo para indenização das vítimas de Algodões

Alepi

Os deputados aprovaram hoje (14) em plenário a Mensagem do Governo do Estado que põe fim ao litígio entre as famílias vítimas da tragédia de rompimento da Barragem de Algodões através de um acordo. O processo AL 12046/16- do Poder executivo firma  acordo para que as famílias retirem da Justiça todas ações coletivas e individuais contra o Estado pelas indenizações dos dados provocados pela  tragédia ocorrida há 7 anos. 

O projeto aprovado pelos deputados foi acompanhando por uma comissão com procuradores do Estado e representantes das vítimas junto ao Governo e a Justiça. Pelos cálculos atuais, o Estado do Piauí teria que desembolsar 300 milhões para indenizar as vítimas, mas pelo acordo serão pagos em torno de R$ 60 milhões divididos em 30 parcelas.  O deputado Marden Menezes (PSDB) que defendeu a luta das famílias de Algodões fez o encaminhamento da proposta em plenário em seu discurso o deputado agradeceu a luta das famílias.  

“Hoje é um dia histórico para centenas de vitimas do rompimento de barragem de algodões são mais de sete anos lutando para a reparação dos direitos de famílias que perderam tudo que conquistaram em suas vidas,  a reparação material do que foi perdido de certa forma acalenta o sofrimento das pessoas mas o mais grave de tudo foi a perda de referência”, afirmou Marden.  O tucano lembrou também que a tragédia poderia ter sido evitada,  mas que era importante o Governo do Estado ter a sensibilidade de firmar o acordo, “após muitas discussões com participação de todos desta casa, o Governo do Estado finalmente manda essa mensagem”, acrescentou. 

 

 

Katya D'Angelles - Edição: Caio Bruno 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »