27/12/2016 às 09h51min - Atualizada em 27/12/2016 às 09h51min

Emocionante solenidade marca a inauguração da Escola Municipal Idália Guerra em Corrente

ASCOM

Foi inaugurada no dia 22 de dezembro a Escola Municipal Idália Lustosa Cavalcante Guerra, na localidade Vereda da Porta, zona rural do município de Corrente. A solenidade teve a presença do prefeito Jesualdo Cavalcanti, da secretária de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, vereadores, secretários e servidores municipais, pessoas da comunidade e familiares da professora Idália Lustosa Cavalcante Guerra, homenageada com o nome da escola.

Cândido Guerra Filho, filho de Idália Cavalcante Guerra, destacou em seu discurso: “a palavra que melhor traduz o sentimento que nós temos hoje é gratidão, à Deus, por permitir-nos ter partilhado essa caminhada extraordinária com a minha mãe, que teve a especial percepção da dimensão do magistério, sempre presando por uma educação completa, levando em consideração o aspecto moral, social, intelectual em todos os seus alunos; à vereadora Valéria pela autoria do projeto de lei que homenageou a minha mãe e gratidão ao prefeito Jesualdo, pelo apoio incondicional para essa homenagem. (...) A missão de minha mãe foi ensinar as letras às crianças, com a convicção plena de que a educação é uma forma de libertação. Muito obrigado a todos! ”.

A secretária municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, manifestou a sua satisfação em inaugurar uma escola com o nome de uma educadora. “A professora Idália não era uma professora qualquer, todos sabem que os alunos que chegavam ao Instituto Batista, vindos do Educandário Lustosa Sobrinho, eram extraordinários, por causa da forma como ela ensinava. Reverenciar uma pessoa que teve um papel tão importante na educação do município é um momento importante. Eu sinto, hoje, que Deus está me retribuindo pelo trabalho feito nesses 4 anos.

“O município de Corrente tem hoje 5 mil alunos matriculados nas escolas municipais o que representa 20% da população de Corrente. Isso é uma responsabilidade muito grande e peço a Deus que abençoe os novos gestores para que eles percebam a importância da responsabilidade que eles têm com Corrente. Se nós falharmos na educação, não teremos sucesso em nenhuma outra área! E deixo a minha mensagem para que os professores cumpram com o seu papel aqui na Vereda da Porta com entusiasmo”.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti afirmou que a construção da escola foi uma das obras de maior importância da sua gestão e conclamou a comunidade a integrar e proteger a escola. "O fato de escolhermos o povoado Vereda da Porta para a construção dessa escola tem um sentido. Esse povoado é populoso e muito carente e a presença da escola tem o objetivo de transformar a vida das pessoas, a maneira como elas devem encarar o mundo. Uma escola como essa deve se incorporar ao patrimônio da comunidade para que ela possa realmente atingir os seus objetivos!”.

Ao custo de R$ 1 milhão de reais, a construção da escola teve início em 2014 e foi executada com recursos federais. Está equipada com seis amplas salas, cantina, refeitório, sala de professores, laboratório de informática, pátio coberto, área de lazer e área para plantio de horta escolar, a escola terá capacidade para atender, nos três turnos, mais de 500 estudantes do povoado.

 

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »