26/11/2016 às 09h06min - Atualizada em 26/11/2016 às 09h06min

Sessão solene comemora dia do biomédico

Alepi

A Assembleia legislativa realiza sessão solene quinta-feira, dia 1º de dezembro, em comemoração ao dia do biomédico. A proposta é do deputado Georgiano Neto (PSD) em reconhecimento ao trabalho da categoria em todo o estado do Piauí.

 O biomédico é um profissional da área de saúde com formação específica no campo da Biomedicina (Ciências Biomédicas); com sólída reconhecimento do organismo humano nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), que investiga as interações tóxico-ambientais e os agentes causadores das doenças humanas.

 Trata-se de um profissional apto a diagnosticar e avaliar clínicamente as doenças, e pode atuar nos hospitais ou na pesquisa, através de laudos para os pacientes.

 Trata-se de um profissional de nível superior para atuar nas funções das células, análises moleculares, trabalhos de avaliações e outros estudos nessa área. 

Para o exercício de suas atividades o biomédico é registrado no Conselho Regional de Biomedicina. A habilitação ou especialidade é através de estágio, pós-graduação, título de especialista ou residência médica. 

Áreas - O bimédico pode se especializar e atuar nas seguintes áreas: Acunpuntura, Análise forense, Análise ambientais, análise bromatológicas, análise clínicas (patologia clínica), anatomia patológica, auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica e embriologia, além da radiologia, reprodução humana, saúde pública, patologia, genética, estética, farmacologia entre outras especialidades. 

 Emerson Brandão - Edição: Caio Bruno 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »