14/01/2017 às 21h12min - Atualizada em 14/01/2017 às 21h12min

Governador Wellington Dias firma parceria com empresa alemã para qualificação

CCom

No final da agenda que cumpriu na Alemanha, em busca de investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário para o estado do Piauí, junto ao banco de desenvolvimento alemão KfW, o governador Wellington Dias e a comitiva que o acompanha no país visitaram a sede da empresa de consultoria Macs Energia e Água, sediada em Frankfurt. A empresa manifestou interesse em integrar a implantação de novos investimentos do banco KFW no estado do Piauí.

No encontro, foi apresentada uma proposta para qualificar, com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), uma equipe que possa implantar um curso de qualificação profissional na área de saneamento e abastecimento do modelo Sisar. A proposta é que as pessoas que vão trabalhar no sistema estejam preparados, de forma permanente, pela rede de educação do Estado.

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, explica que essa qualificação será por meio da educação técnica profissionalizante, levando em consideração os arranjos produtivos. “Nós precisamos capacitar as pessoas que estarão envolvidas nesse processo. Temos uma grande novidade que é o ensino técnico a distância. De tal maneira que possamos utilizar parte desses recursos para que a população que será beneficiada tenha as condições de ser inseria nesse arranjo, na perspectiva de levar o desenvolvimento, pois sabemos que isso produz desenvolvimento e inclusão social. A educação é parceria desse projeto”, destaca a gestora, acrescentando que agora é preparar os projetos para que, de fato, se consiga efetivar o que foi planejado.

Rejane Dias deixou acertado para receber, ainda em janeiro, uma equipe da Macs para tratar de uma forma de consultoria nessa área.

O governador explica que o objetivo é que o estado possa ter, também, um contrato para que eles possam preparar empresas e escritórios que sejam especializados na área de projetos de abastecimento e saneamento, águas e esgotos, e também na área de energias renováveis. “Nós temos projetos ruins e o propósito é melhorar a rede que presta serviço para o estado do Piauí”, explica o gestor, garantido que a parceria traz uma qualidade maior e eficiência no sistema de água e esgotamento e agora pretende experimentar também na área de energia.

Experiência 

Wellington destaca que a Macs tem experiência na área de sistemas independentes de abastecimento e na gestão local de fontes de energias renováveis, atuando em diversos países da África, Ásia, Europa e América do Sul. Ele lembra que a empresa já trabalha no Piauí, pois foi a responsável pela organização e qualificação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) em alguns municípios e comunidades rurais do estado. “Com grande sucesso”, destaca Dias.

“Agora a Macs está contratada para fazer a finalização desse sistema. São quatro sistemas que estão na fase de encerramento dos contratos, como é o caso do de Santa Cruz dos Milagres e São João da Varjota. Esperamos concluir este ano", destaca o governador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »